Vinho - 18. Fev - Mercado

Exportações de vinhos franceses aumentam 33,6% em 2010

por Redação

Os exportadores de bebidas francesas notaram que o trabalho estava aumentando, mas não tinham a noção da porcentagem alcançada. No ano de 2010, as exportações de vinhos e destilados franceses aumentaram 18,3%, totalizando um lucro de 9.090 milhões de euros, resultado que mudou o mercado local.

Luna Garcia
Vinho Bordeaux lidera nas exportações

A Federação de Exportadores de Vinhos e Licores destacou que a subida nas vendas francesas foi particularmente ocasionada pela exportação de licores, que alcançou 27,4% e 2.859 milhões de euros.

Quanto aos vinhos, o grande protagonista da recuperação foi o champanhe, com alta de 21,9%, o que correspondeu a 1.948 milhões de euros. Já os outros vinhos representaram um conjunto de 4.090 milhões de euros, com uma progressão de 11,7%. Ou seja, no geral as exportações dos vinhos atingiram 33,6% no país.

A denominação de origem de Bordeaux foi mais uma vez a primeira na lista das exportações de vinhos franceses, com a arrecadação de 1.513 milhões de euros, seguido de longe por Borgonha, com 554 milhões - um acréscimo de 27,3% -, Rhône, com 257 milhões (+ 1,2%), e Loire, com 170 milhões, o que corresponde a um aumento de 9,9%.

O principal mercado de importação desses produtos é o Estados Unidos, que aumentou a importação em cerca de 25,4%, o correspondente a 1.600 milhões de euros. O segundo lugar ficou para o Reino Unido, que obteve um acréscimo de 7,5%, chegando à casa dos 1.300 milhões. Outro país que importou bastante foi a China, que subiu 78,8%, alcançando a casa dos 600 milhões de euros.

Segundo o presidente da Federação de Exportadores de Vinhos e Licores, Claude de Jouvencel, a recuperação do consumo foi um excelente resultado, devido ao grande consumo do mercado asiático.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ República Checa passou por uma das piores crises nos vinhedos em 2010

+ Site alemão fará nos próximos dois anos um especial sobre os vinhos espanhóis

+ Pesquisa britânica aponta que a maioria dos consumidores escolhem o vinho pela cor

+ Segundo jornal, vinho tinto pode ser componente importante no combate ao câncer de mama

+ Estudo pode apontar soluções para o combate à acidez dos solos nos vinhedos

palavras chave

Notícias relacionadas