MundoVino

Farroupilha recebe título de Capital Nacional do Moscatel

Cidade gaúcha de Farroupilha detém a maior produção nacional de vinhos com essa variedade de uva

por Redação

Foto: Marciele Scarton

A cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, é agora oficialmente a Capital Nacional do Moscatel. Maior produtor nacional dessas variedades de uva, o munícipio gaúcho recebeu o título com a oficialização da Lei 13795, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira, 3 de janeiro, e publicada na sexta, 4, no Diário Oficial da União. O projeto é de autoria do deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Quem comemorou a notícia foi João Carlos Taffarel, presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados, a Afavin. “Recebemos a notícia com muita alegria e com a certeza  de que estamos avançando no desenvolvimento da região, tanto no que se refere à produção de uvas quanto à elaboração de vinhos, espumantes e outros subprodutos a partir de uvas moscatéis, com grande qualidade e com reconhecimento pelo mercado", comentou ele.

“Hoje, somos orgulhosamente reconhecidos por sermos a Capital Nacional do Moscatel. Isso reforça que precisamos tornar a região ainda mais conhecida e valorizada. Muito trabalho e muito esforço coletivo ainda são necessários para o reconhecimento da região com grande potencial de enoturismo, agregando as diferentes áreas econômicas do município, sejam malhas, metalurgia, hotelaria, comércio, gastronomia, enfim, uma reação em cadeia para o desenvolvimento sustentável da região”, finalizou Taffarel.

Justificativa da escolha

O nome Moscatel é dado a um grupo de variedades de uva adocicada, muito utilizada na elaboração de vinhos e espumantes finos. A cidade gaúcha detém a maior produção nacional para essa variedade. Principal Vitis vinifera Branca, a variedade Moscato Branco tem 50% de sua produção feita em Farroupilha. Além disso, a cidade tem a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no Rio Grande do Sul, com 213,15 hectares da casta, de um total de 540 em todo o estado.

As bebidas farroupilhenses costumam receber elogios por sua qualidade. Em 2017, a Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ) premiou o Casa Perini Moscatel como o quinto melhor vinho do mundo.

AD 89

Casa Perini Moscatel Espumante

[Colocar Alt]

Perini, Farroupilha, Brasil. Espumante branco doce elaborado pelo método Asti, composto de Moscato Branco e Moscato R2. Com tudo no lugar certo e cheio de tipicidade. Maças maduras, notas florais e herbáceas, bom volume de boca, cremoso, tudo permeado por ótimo equilíbrio entre acidez e doçura. Álcool 8%. EM

Veja a avaliação do Casa Perini Moscatel Espumante no site do MelhorVinho.

palavras chave

Notícias relacionadas