• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • MundoVino

    Farroupilha recebe título de Capital Nacional do Moscatel

    Cidade gaúcha de Farroupilha detém a maior produção nacional de vinhos com essa variedade de uva

    por Redação

    Foto: Marciele Scarton

    A cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, é agora oficialmente a Capital Nacional do Moscatel. Maior produtor nacional dessas variedades de uva, o munícipio gaúcho recebeu o título com a oficialização da Lei 13795, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira, 3 de janeiro, e publicada na sexta, 4, no Diário Oficial da União. O projeto é de autoria do deputado Henrique Fontana (PT-RS).

    Quem comemorou a notícia foi João Carlos Taffarel, presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados, a Afavin. “Recebemos a notícia com muita alegria e com a certeza  de que estamos avançando no desenvolvimento da região, tanto no que se refere à produção de uvas quanto à elaboração de vinhos, espumantes e outros subprodutos a partir de uvas moscatéis, com grande qualidade e com reconhecimento pelo mercado", comentou ele.

    “Hoje, somos orgulhosamente reconhecidos por sermos a Capital Nacional do Moscatel. Isso reforça que precisamos tornar a região ainda mais conhecida e valorizada. Muito trabalho e muito esforço coletivo ainda são necessários para o reconhecimento da região com grande potencial de enoturismo, agregando as diferentes áreas econômicas do município, sejam malhas, metalurgia, hotelaria, comércio, gastronomia, enfim, uma reação em cadeia para o desenvolvimento sustentável da região”, finalizou Taffarel.

    Justificativa da escolha

    O nome Moscatel é dado a um grupo de variedades de uva adocicada, muito utilizada na elaboração de vinhos e espumantes finos. A cidade gaúcha detém a maior produção nacional para essa variedade. Principal Vitis vinifera Branca, a variedade Moscato Branco tem 50% de sua produção feita em Farroupilha. Além disso, a cidade tem a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no Rio Grande do Sul, com 213,15 hectares da casta, de um total de 540 em todo o estado.

    As bebidas farroupilhenses costumam receber elogios por sua qualidade. Em 2017, a Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ) premiou o Casa Perini Moscatel como o quinto melhor vinho do mundo.

    AD 89

    Casa Perini Moscatel Espumante

    [Colocar Alt]

    Perini, Farroupilha, Brasil. Espumante branco doce elaborado pelo método Asti, composto de Moscato Branco e Moscato R2. Com tudo no lugar certo e cheio de tipicidade. Maças maduras, notas florais e herbáceas, bom volume de boca, cremoso, tudo permeado por ótimo equilíbrio entre acidez e doçura. Álcool 8%. EM

    Veja a avaliação do Casa Perini Moscatel Espumante no site do MelhorVinho.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    AfavinMoscato BrancoCasa Perini MoscatelLei 13795Capital Nacional do MoscatelFarroupilha

    Notícias relacionadas

    Pompeia

    Pompeia volta a fazer vinho entre ruínas de quase 2 mil anos

    ProWine São Paulo

    ProWine São Paulo entra nos últimos dias de credenciamento gratuito

    paisagem de vinhedo

    França perde uma AOC de vinho pela primeira vez em sua história

    exposição de Sílvio Klima

    Arte esculpida na pedra ganha espaço entre os vinhedos gaúchos

    Acordo entre taças e barris

    Seppelt muda de mãos após mais de 170 anos de história

    Relíquias do Vinho Antigo

    Fenícios levaram vinho à Espanha antes dos romanos

    sabor e arte enoturismo

    Enoturismo aproxima vinho, gastronomia e territórios

    vinho em branco em jantar

    Vinhos brancos já são 57% da produção da Espanha

    videira

    Novo selo internacional identifica vinhedos antigos

    miraval

    Miraval Provence recebe aporte de 15 milhões de euros

    Os melhores do Guia ADEGA Espanha

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Pompeia volta a fazer vinho entre ruínas de quase 2 mil anos
    1

    Pompeia volta a fazer vinho entre ruínas de quase 2 mil anos

    França perde uma AOC de vinho pela primeira vez em sua história
    2

    França perde uma AOC de vinho pela primeira vez em sua história

    O vinho em frases: prazer, amizade e um jeito de ver a vida
    3

    O vinho em frases: prazer, amizade e um jeito de ver a vida

    Arte esculpida na pedra ganha espaço entre os vinhedos gaúchos
    4

    Arte esculpida na pedra ganha espaço entre os vinhedos gaúchos

    Fenícios levaram vinho à Espanha antes dos romanos
    5

    Fenícios levaram vinho à Espanha antes dos romanos

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group