Mudança à vista?

Garrafa leve só para vinhos de entrada?

Laura Catena Zapata argumenta que produtores precisam usar embalagens mais sustentáveis também em rótulos premium para mudar percepção do consumidor

Imagem Garrafa leve só para vinhos de entrada?

por Redação

O Sustainable Wine Roundtable (SWR) divulgou os resultados do primeiro ano de seu Acordo de Peso de Garrafas, lançado em outubro de 2023. A iniciativa, que visa reduzir o peso médio das garrafas de 750ml de 550 g para 420 g até o final de 2026, já abrange 1,5 bilhão de garrafas, representando 5% do vinho tranquilo comercializado globalmente nesse formato.

Durante webinar sobre o progresso da iniciativa, o diretor de pesquisa Dr. Peter Stanbury informou que a redução no peso das garrafas pode evitar a emissão de 144.428 toneladas de CO2 por ano, equivalente ao consumo de 18.000 residências. O vidro é responsável por até 50% das emissões de dióxido de carbono de uma garrafa de vinho.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

A Dra. Laura Catena, médica, autora e representante da quarta geração da Bodega Catena Zapata, criticou a estratégia de algumas marcas de focarem a redução de peso apenas em vinhos de entrada. "Minha grande preocupação é que isso está criando a mensagem errada para os consumidores", argumentou, defendendo que produtores têm a responsabilidade de utilizar garrafas mais leves também para vinhos de maior qualidade.

A rede varejista britânica Tesco, membro do acordo e responsável por aproximadamente um terço das vendas de vinho no Reino Unido, já começou a explorar a redução de peso em produtos premium.

LEIA TAMBÉM: Arte e biodiversidade em Ambonnay

Joe Olding, comprador assistente da empresa, citou como exemplo a mudança nas garrafas do Tesco Finest Prosecco, que passaram de 720 g para 600 g.

A iniciativa faz parte do compromisso da rede de atingir zero emissões líquidas em sua cadeia de suprimentos até 2050. O varejista Whole Foods, que opera mais de 500 lojas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, comprometeu-se a utilizar apenas garrafas abaixo de 420 g para seus vinhos de marca própria a partir da safra 2025, chegando a encerrar relações com um fornecedor que se recusou a aderir ao acordo.

palavras chave