Laura Catena Zapata argumenta que produtores precisam usar embalagens mais sustentáveis também em rótulos premium para mudar percepção do consumidor
por Redação
O Sustainable Wine Roundtable (SWR) divulgou os resultados do primeiro ano de seu Acordo de Peso de Garrafas, lançado em outubro de 2023. A iniciativa, que visa reduzir o peso médio das garrafas de 750ml de 550 g para 420 g até o final de 2026, já abrange 1,5 bilhão de garrafas, representando 5% do vinho tranquilo comercializado globalmente nesse formato.
Durante webinar sobre o progresso da iniciativa, o diretor de pesquisa Dr. Peter Stanbury informou que a redução no peso das garrafas pode evitar a emissão de 144.428 toneladas de CO2 por ano, equivalente ao consumo de 18.000 residências. O vidro é responsável por até 50% das emissões de dióxido de carbono de uma garrafa de vinho.
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A Dra. Laura Catena, médica, autora e representante da quarta geração da Bodega Catena Zapata, criticou a estratégia de algumas marcas de focarem a redução de peso apenas em vinhos de entrada. "Minha grande preocupação é que isso está criando a mensagem errada para os consumidores", argumentou, defendendo que produtores têm a responsabilidade de utilizar garrafas mais leves também para vinhos de maior qualidade.
A rede varejista britânica Tesco, membro do acordo e responsável por aproximadamente um terço das vendas de vinho no Reino Unido, já começou a explorar a redução de peso em produtos premium.
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Joe Olding, comprador assistente da empresa, citou como exemplo a mudança nas garrafas do Tesco Finest Prosecco, que passaram de 720 g para 600 g.
A iniciativa faz parte do compromisso da rede de atingir zero emissões líquidas em sua cadeia de suprimentos até 2050. O varejista Whole Foods, que opera mais de 500 lojas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, comprometeu-se a utilizar apenas garrafas abaixo de 420 g para seus vinhos de marca própria a partir da safra 2025, chegando a encerrar relações com um fornecedor que se recusou a aderir ao acordo.