por Redação
Caro Fábio Farah, Quero parabenizá-lo pelo artigo "Os dez mandamentos do Gourmet" da edição nº 16. Concordo plenamente com você que um bom gourmet e também um bom comprador de produtos gourmet, precisam conhecer a história dos produtos e suas origens. Para mim, o mais fascinante é ver a relação direta dos alimentos com a cultura e a história de cada povo. Aprendendo a respeitar as diferenças, estaremos sempre abertos a aproveitar melhor os sabores. Eu particularmente me classifico no seu segundo grupo, daqueles que apreciam, mas não tem desenvolvidas as habilidades culinárias. O artigo está perfeito, porém discordo do quarto ponto, no qual você diz que a França é o berço da arte da gastronomia; acredito que você esqueceu que quem levou a gastronomia, os diversos sabores e os prazeres da boa mesa para a França foi Catharina De Medicis, que saiu da corte Fiorentina para ser rainha da França, corte essa que muito antes dos bons modos franceses já apreciava e praticava isso. Enfim, me encanta saber que no Brasil está crescendo o número de curiosos e de apreciadores dos alimentos (incluo aqui os vinhos, pois para mim vinho também é alimento). Norma Audi
Olá Norma,
Fico feliz que tenha apreciado o artigo. Curiosamente, também estou no segundo grupo: aprecio a gastronomia, mas não tenho habilidades culinárias. Em relação ao quarto ponto, eu quis dizer que a gastronomia foi sistematizada na França e, nesse sentido, ela pode ser considerada o berço desta arte. Mas concordo que os prazeres da boa mesa eram cultivados, de forma descompromissada, na corte Fiorentina.
Abraços, Fábio Farah
ERRATAS
● O vinho "Malbec Merlot Clássico 2004" (Penedo Borges, Mendoza, Argentina, Reloco, RS 30), publicado na Cave da edição nº 17, está com a imagem do seguinte rótulo: "Penedo Borges Malbec Roble Clássico Superior 2004".
● Na seção Quem, Onde, Bebendo da edição nº 18, foi publicado o nome de Antônio Cazmbay, mas seu nome correto é Antônio Czarnobay, enólogo da Casa Aurora. Pedimos desculpas aos nossos leitores.
+lidas
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Qual é a temperatura de serviço ideal para cada tipo de vinho?
Uma das mais poderosas damas do vinho, Philippine de Rothschild morre aos 80 anos
Sumário
Armand de Brignac lança maior garrafa de champanhe rosé do mundo