A história de si mesmo

Editorial - Edição 100

por Redação

Em um singelo soneto dedicado ao vinho, o poeta argentino Jorge Luis Borges pede que o vinho lhe ensine a ver sua própria história, pois, desde o dia em que alguém teve “a singular ideia de inventar a alegria”, ela sempre fluiu ao lado do vermelho líquido, de geração em geração. Uma homenagem à bebida que acompanhou os homens em sua caminhada desde a antiguidade até agora, sendo capaz de lhe dar alegria mesmo nos momentos mais adversos.

Para Borges, a história do vinho não só se confunde e se entrelaça com a jornada da humanidade em geral, mas também com a de cada indivíduo. Em seus versos, ele admite que a bebida, já tantas vezes cantada por nossos ancestrais, ainda hoje serve para marcar os grandes júbilos de nossas vidas.

Para nós, enófilos, não existe maior verdade do que esta. Por vezes, nossa existência parece se resumir a uma sequência de situações felizes em que um vinho estava presente – seja por ter sido “convocado” para dar ainda mais ânimo a um momento de prazer, seja quando o próprio vinho transformou em contentamento um instante banal.

E, ao alcançarmos a marca de 100 edições, ADEGA elegeu 100 companhias, 100 rótulos, 100 momentos de felicidade dignos de aguardar e evoluir em sua adega para serem abertos daqui a 100 edições.

Nesta edição histórica, também aproveitamos para render homenagem aos fatos e personagens que influenciaram decisivamente o mundo do vinho, desbravando regiões, ditando normas, criando estilos, inspirando gerações futuras, tornando-se lendas.

Ao desfrutar desta edição “de colecionador” – no sentido mais amplo da palavra –, você ainda confere as dicas para aproveitar as delícias gastronômicas, os Châteaux míticos e a arquitetura de Saint-Émilion; explora o conceito de vinhos gastronômicos; conhece a história dos Barolo do “experimentador” Paolo Scavino, e também do vinho de Falerno, o mais importante do Império Romano; além de conferir o belo design da nova vinícola da Errazuriz; e acompanhar a colheita da safra 2014 na região de Pinto Bandeira, prestes a se tornar uma Denominação de Origem.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas