História do Vale dos Vinhedos será tema de documentário

Projeto pretende registrar as histórias e memórias dos moradores mais antigos do Vale

por Redação

Vinícola Miolo

Documentário visa resgatar as tradições do local

A história do Vale dos Vinhedos, um território localizado no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Sul, da Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, será eternizada em um documentário que será gravado ao longo deste ano. A produção do filme “Memórias do Vale dos Vinhedos” faz parte de uma iniciativa da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) para registrar as histórias e memórias dos moradores mais antigos, tornando-se uma ferramenta de educação cultural e promovendo o fortalecimento da identidade da comunidade.

O projeto, que pretende registrar as histórias e memórias dos moradores mais antigos do Vale, está sendo coordenado pelo presidente da Aprovale, Juarez Valduga, que irá inserir no documentário entrevistas com integrantes da comunidade que acabaram se tornando protagonistas na história e desenvolvimento do Vale dos Vinhedos. A produção do documentário ficará por conta da Triângulo da Produção Cultural com Michel Marchetti da Rosa na direção de filmagem e Dandy Marchetti da Rosa na direção de fotografia.

Após a conclusão do documentário, a intenção é que ele seja assistido pela comunidade local e exibido de forma itinerante, divulgando e disseminando as memórias do Vale e reativando as práticas antigas. Além disso, o material produzido deverá ser disponibilizado para as escolas municipais de Bento Gonçalves, ao Patrimônio Histórico, às entidades envolvidas com a aquisição de acervo histórico e à Biblioteca Pública Municipal Castro Alves.

palavras chave

Notícias relacionadas