Escola do vinho

Sangiovese, a uva campeã de nomes

A uva toscana tem inúmeros nomes diferentes dentro da própria Itália

por Redação

Sangiovese, a casta mais plantada da Itália tem nomes diferentes em cada região

A mais conhecida uva toscana, a Sangiovese é campeã em sinônimos, até mesmo dentro da própria Toscana. Lá ela pode ser chamada de Brunello, Cacchiano, Calabrese, Chiantino, Morellino, Prugnolo Gentile, Sangioveto...

LEIA MAIS

» Livro conta história de vinhos italianos

» Uma harmonização Toscana, Sangiovese com Pecorino

Ainda na Itália, ela é conhecida como Nerello, na Sicília, e Corinto Nero, na Calábria, por exemplo. Em sua primeira menção, ela levava o nome de Sangiogheto e era tida como “amarga de comer, mas de vinho suculento e fino”.

Sangiovese em um vinhedo na região clássica de Chianti

A lenda diz que o nome vem de “sanguis Jovis”, “sangue de Júpiter”, que teria sido dado por monges em Santarcangelo di Romagna. Discute-se ainda hoje se a origem da Sangiovese é mesmo toscana ou calabresa.

Os toscanos, porém, afirmam que há vários clones de Sangiovese e os nomes diferentes seriam uvas diferentes.

 A ADEGA separou duas dicas, um blend toscano com a Prugnolo Gentile e um Chianti baseado em Sangiovese, confira:

IL CONVENTINO VINO NOBILE DI MONTEPULCIANO RISERVA 2012 - AD 92 pontos

Il Convetino, Toscana, Itália. Tinto composto de 85% Prugnolo Gentile e 15% Canaiolo e Colorino, com estágio de 30 meses em carvalho. Cerejas maduras envoltas por notas florais, especiadas e de ervas. Estruturado, suculento e equilibrado, tem taninos de ótima textura, acidez refrescante e final persistente, com toques de chocolate ao leite e cerejas ao licor. Álcool 13%. 

BROLIO CHIANTI CLASSICO 2014 - AD 90 pontos

Barone Ricasoli, Toscana, Itália. Tinto composto de 85% Sangiovese, 15% Merlot e 5% Cabernet Sauvignon, com estágio de nove meses em barricas e tonéis de carvalho. Cerejas, groselhas e framboesas seguidos de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam na boca. Sedutor, persistente e com ótimo corpo. Gastronômico. Álcool 13,5%. 

Quer conhecer mais rótulos? Clique aqui e conheça os vinhos feitos com a Prugnolo Gentile que a ADEGA já degustou e aqui para os Sangioveses.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas