Quem mexeu no meu vinho?

Uma harmonização Toscana, Sangiovese com Pecorino

A uva símbolo da Toscana vai bem com diversos estilos de queijo de ovelha

por Redação

Sangiovese com queijo pecorino, uma harmonização direta da Toscana

Quando falamos da Sangiovese logo lembramos da Toscana e um dos queijos mais famosos da região é o Pecorino. São diversos os tipos de Pecorino toscanos e um dos mais aclamados é o produzido em Pienza, na província de Siena.

LEIA MAIS

» Com qual queijo harmonizo o Pinot Noir?

» Queijos com vinhos piemonteses, grande harmonização

O queijo é feito a partir de leite de ovelha e vem em algumas versões – algumas jovens, outras cobertas de palha, outras friccionadas com cinzas e outras prensadas com tomates.

A versão jovem é semiamadurecida e colorida com suco de tomate na casca, enquanto a versão envelhecida tem casca negra. O queijo não é picante como outros tipos de Pecorino, porque o coalho de vitela é usado em vez do coalho de cabra.

Na região, ele é servido com os clássicos Chianti ou mesmo com os poderosos Brunello. Sim, a Sangiovese pode abarcar alguns estilos de queijos desde os de massa semimole (outro grande par toscano é o Accasciato) até os duros, como outros clássicos italianos incluindo Grana Padano e Parmigiano Reggiano, da região da Emilia-Romagna. 

Sugestão da ADEGA

CASTELLO DI FARNETELLA LUCILLA 2016 - AD 91 pontos

Castello diFarnetella, Toscana, Itália. A Castello diFarnettella pertence ao Giuseppe Mazzocolin, proprietário da FattoriadiFèlsina. Corte composto por 70% Sangiovese, 15% Cabernet Sauvignon e 15% Merlot, com estágio de 8 a 12 meses em barricas com variados tamanhos e, posteriormente, 4 a 6 meses em garrafa. Apresenta frutas vermelhas, floral, especiarias doces e um discreto orégano. Boa concentração de sabor, taninos arenosos com ótima textura, acidez afiada e final médio, com toques terrosos, de café e de cereja.  Álcool 13%. 

Quer mais dicas? Clique aqui e veja os melhores Sangioveses já degustados pela ADEGA.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas