Quem mexeu no meu vinho?

Com qual queijo harmonizo o Pinot Noir?

Uva clássica tem em sua acidez e taninos sutis a chave para a harmonização perfeita

por Redação

Pinot Noir tem características únicas que ajudam na harmonização com uma gama grande de queijos

Para harmonizar queijos com uma das mais famosas uvas do mundo é preciso aproveitar o frescor e, se possível, combinar com as notas muitas vezes terrosas e de frutas silvestres dos Pinot Noirs mais “clássicos”. Assim, criar combinações com queijos que tenham pungência moderada e, até mesmo, aromas rústicos.

LEIA MAIS

» Queijos com vinhos piemonteses, grande harmonização

» Vinho rosé e queijo harmonizam?

Talvez as melhores harmonizações sejam com queijos semimoles tipo Appenzeller, ou um Abondance, ou um Beaufort, ou um Cantal, ou Saint-Nectaire etc. Queijos com sabores frutados como Gruyère, Brie, Gouda, Jalsberg etc., também estarão contemplados no leque de harmonização dos Pinots.

Vale lembrar ainda uma combinação clássica de um Époisses e um Pinot Noir da Borgonha. Se você é fã das receitas suíças, talvez queira experimentar um belo Pinot Noir ao lado de raclette, com seus sabores levemente adocicados e os mais diversos acompanhamentos possíveis, desde picles até embutidos.

A acidez e os taninos sutis certamente trarão o ecletismo necessário para acompanhar os diferentes sabores. 

Sugestão da ADEGA

CLEARWATER COVE SOUTH ISLAND PINOT NOIR 2016 - AD 90 pontos

ClearWaterCoveMalborough, Nova Zelândia. Vinho da costa oriental da Nova Zelândia, onde encontram-se características de terroir muito propícias para essa uva. Com uma cor bem clara e típica da casta, esse vinho tem várias camadas de aromas como frutas vermelhas e negras, sendo repetidas na boca. Seu final longo e sua acidez bem controlada fazem dele um vinho muito equilibrado e bastante representativo da cepa na Nova Zelândia. Álcool 13,5%. 

Quer mais dicas de Pinot Noirs? Clique aqui e veja os melhores vinhos que a ADEGA já degustou dessa clássica casta.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas