Projeto arquitetônico une tradição, inovação e respeito ao meio ambiente e custou aproximadamente 12 milhões de euros
por Redação
O tradicional Château de Beaucastel, localizado na região de Châteauneuf-du-Pape, no sul da França, anunciou a conclusão de um projeto de expansão de sua vinícola e adega. Com investimento de €12 milhões, a nova estrutura será oficialmente inaugurada no dia 21 de maio de 2025.
O projeto foi iniciado em 2018 com o objetivo de preparar a vinícola para uma maior capacidade de produção nos próximos anos. Contudo, a obra superou as expectativas iniciais e incorporou um conceito que planejou integrar os quatro elementos da natureza — terra, ar, sol e água — ao processo construtivo, visando a redução significativa do consumo de energia e recursos hídricos.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Para atingir esse equilíbrio entre tradição e modernidade, foi lançado, ainda em 2018, uma competição internacional organizada pela consultoria francesa BAM (Because Architecture Matters). A iniciativa atraiu 300 propostas de escritórios de arquitetura de 32 países. O projeto vencedor foi assinado pelo Studio Mumbai, da Índia, conhecido por sua abordagem artesanal e com foco sustentável, em parceria com o Studio Méditerranée, do sul da França, especializado em restauração e construção eco-responsável.
LEIA TAMBÉM: Conheça a relação entre Mário Quintana e o vinho em seus poemas
Segundo os responsáveis pelo projeto, a nova adega do Château de Beaucastel simboliza a união entre tradição vitivinícola, inovação arquitetônica e compromisso ambiental.