• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Incêndios

    Incêndios avançam e ameaçam vinhedos de Bordeaux

    Fumaça preocupa produtores e pode comprometer a qualidade da safra de vinhos na França

    Vinhedo em Bordeaux
    Vinhedo em Bordeaux

    por Redação

    Os incêndios florestais que atingem o sul da França avançaram nos últimos dias em direção à região metropolitana de Bordeaux, aumentando a preocupação de produtores de vinho com possíveis impactos na safra de 2026. Além da ameaça direta às propriedades, especialistas alertam para o risco de smoke taint, defeito causado pela fumaça que pode comprometer a qualidade das uvas e dos vinhos, especialmente os tintos.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    As chamas já provocaram a evacuação de mais de 220 mil pessoas na França e atingiram áreas da península de Cap Ferret e da região de Gironde, importante polo da vitivinicultura francesa. Segundo autoridades locais, o fogo chegou a cerca de 15 quilômetros da cidade de Bordeaux, levando ao fechamento parcial de uma das principais rodovias de acesso. Apesar da proximidade, não havia, até o momento, determinação para evacuar a cidade.

    Milhares de bombeiros, apoiados por aeronaves de combate a incêndios, seguem mobilizados para conter as chamas. No entanto, ventos variáveis, temperaturas elevadas e a baixa umidade dificultam o controle do fogo. O governo francês classificou a situação como crítica, enquanto o presidente Emmanuel Macron convocou uma reunião de emergência para discutir novas medidas de resposta à crise.

    LEIA TAMBÉM: Crise derruba valor dos vinhedos de Bordeaux

    Impactos nos vinhedos ainda são incertos 

    No setor vitivinícola, ainda não é possível dimensionar os prejuízos aos vinhedos. A principal preocupação é a exposição das uvas à fumaça, que pode aderir às cascas e gerar compostos responsáveis por aromas e sabores indesejados nos vinhos. O fenômeno, conhecido como smoke taint, tem potencial para afetar principalmente variedades tintas e reduzir o valor comercial da produção.

    A crise também atinge o turismo na região. As autoridades de Gironde recomendaram que visitantes adiem viagens até que os incêndios estejam sob controle. Paralelamente, a polícia informou a prisão de um homem suspeito de invadir uma residência evacuada e furtar 44 garrafas de vinhos finos durante a emergência.

    LEIA TAMBÉM: Incêndios ameaçam vinhedos históricos de Sierra de Gredos

    Enquanto isso, a Espanha também enfrenta uma onda de incêndios e mantém estado de emergência em algumas áreas. Cientistas apontam que a combinação entre ondas de calor, seca prolongada e mudanças climáticas tem aumentado a frequência e a intensidade desses eventos extremos na Europa, elevando os riscos para regiões agrícolas tradicionais como Bordeaux.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    BordeauxVinhedosMudanças climáticasFumaçavinhos francesesSmoke Taintsafra 2026incêndios na França

    Notícias relacionadas

    GARRAFA DE VINHO

    Preços do Chianti Classico caem 30% na Itália

    vinhedo

    Rioja cria categoria para vinhos com menos álcool em 2026

    GARRAFA DE VINHO

    Treasury Wine prevê impacto de US$ 394 milhões nos EUA

    Colheita de uvas no vinhedo

    Vindima 2026 começa mais cedo no Vêneto

    Argentina

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos

    Colheita de uvas à beira do vale

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Colheita de uvas ao pôr do sol

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Vinhedo Dourado à Beira do Lago

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões

    Vinhedo ao Entardecer Sob Fumaça e Fogo

    Mudança climática pode redesenhar mapa do vinho na Califórnia

    Colheita de uvas no vinhedo

    Crémant da Borgonha tem vindima mais precoce da história

    Cabernet sem fronteiras

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026
    1

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Biondi\u002DSanti: a família que ajudou a criar o Brunello
    2

    Biondi-Santi: a família que ajudou a criar o Brunello

    Confira a programação do I Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas
    3

    Confira a programação do I Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas

    O novo e elegante espumante da Miolo
    4

    O novo e elegante espumante da Miolo

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília
    5

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group