Mão extra

Vinícola Aurora recebe uma ajuda importante para a safra 2018

por Redação

Dois robôs de safra ajudaram a vinícola Aurora e seus associados a trabalhar com muito mais agilidade neste ano. A vinícola brasileira é a primeira do mundo a empregar robôs no recebimento de uvas, um em sua matriz e outro na unidade “Vinhedos” (que elabora suco de uva).

Eles são de tecnologia alemã (muito parecidos com os da indústria automobilística) e suas programações serão ajustadas para que, cada um deles, consiga descarregar três BIN (caixas amarelas de grande porte, com capacidade para até 400 quilos cada) por minuto, o que equivale dizer que descarregarão até 1,2 tonelada/minuto. Segundo a empresa, esses BINs começaram a sem inseridos nas propriedades dos associados no ano passado. Este ano, o presidente Itacir Pedro Pozza avalia que pelo menos 35% de todo o volume colhido tenha sido feito em BINs.



“O agricultor deixa de ter o trabalho braçal e lento de ter que soltar as caixas uma a uma, colocá-las no caminhão e descarregá-las na vinícola. Com os BINs, o produtor ganha em produtividade, lucratividade e qualidade das uvas (elas não ficam esmagadas, nem há desperdício de mosto no transporte como havia nas caixas menores)”, afirma a vinícola.

Vale lembrar que, além desses dois novos robôs, a Aurora possui outros quatro, japoneses, na área de paletização e expedição. A empresa completou 87 anos de fundação em fevereiro e anunciou o lançamento da pedra fundamental da construção da nova fábrica, que terá um investimento de R$ 20 milhões.

palavras chave

Notícias relacionadas