2012 será a safra dos brancos e rosés em Bordeaux

por Redação

De acordo com testes e degustações realizadas por produtores de Bordeaux, a safra de 2012 será especialmente boa para os vinhos brancos e rosés.

As chuvas que atingiram a região no final de setembro e que causaram uma série de problemas nos vinhedos, incluindo mofo, floração pobre e podridão, tornaram os vinhos tintos e de sobremesa menos potentes. Jean-Christophe Barron, gerente técnico do Château de Rouillac, em Pessac-Léognan, fez comparações entre safras: "Você lembra de algumas safras com alguma calma e tranquilidade, como um passeio a cavalo num campo. Nós lembraremos de 2012 como o mais duro evento, como uma partida de hipismo das Olimpíadas, que exige concentração, agilidade, equilibro e 'timing'".

Apesar de apontar a qualidade dos vinhos mais leves, Ludovic David, do Château Marquis de Terme, em Margaux, não deixa de lembrar duas uvas que se mostraram boas em 2012, a Merlot, "amadurecida lindamente", e a Petiti Verdot, que está "muito boa".

No Château Cantemerle, a aposta é por vinhos mais finos. "A potência não usual das safras recentes provavelmente vai refletir em vinhos mais finos este ano, e os de 2012 com certeza vão proporcionar grande prazer nos próximos anos, da mesma maneira como os de 2001 e 2004 estão dando agora", explicou Philipp Dambrine.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Para ser apreciado corretamente, vinho precisa da taça certa e alguns cuidados

+  Malbec Day será celebrado com arte de rua

+Dieta mediterrânea com frutos secos reduz 30% o risco de infarto

Coleção "estupenda" de Vega Sicilia vai a leilão

+Henri Krug, da Maison Krug, morre aos 76 anos

palavras chave

Notícias relacionadas