Conheça uma lista com as melhores profissões em torno do vinho
por Redação
A realidade de quem trabalha com vinho é uma mistura da paixão pela bebida com uma carreira de emoções. O mundo do vinho oferece uma série de oportunidades para as pessoas de natureza entusiasta e enérgica. Veja a seguir uma lista com os 10 empregos no mundo do vinho mais famosos.
O sommelier é aquele treinado para ter um alto conhecimento do vinho, sendo especialista na seleção e no armazenamento da bebida. É um profissional que pode ser qualificado para trabalhar em restaurantes de alto padrão, auxiliando o estabelecimento nas compras, no armazenamento, na organização da adega e ajudando os clientes a escolher um bom vinho.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O papel deste consultor, especificamente, é usar todo o seu conhecimento para selecionar os melhores vinhos a serem incluídos na carta de opções de uma determinada companhia aérea.
Este é o auge de uma carreira no comércio de vinho. Como uma das posições mais lucrativas, os proprietários de marcas de vinho são aqueles que direcionam suas empresas para o caminho certo, o lucro.
Esta é a posição responsável por realizar as degustações, comunicar os visitantes e ajudá-los em suas compras. O host de salas de degustação orienta os visitantes quanto à melhor forma de servir e beber os vinhos. Além disso, ele explica os detalhes mais delicados da produção da bebida e, algumas vezes, atua como guia turístico da vinícola.
LEIA TAMBÉM: Como o vinho pode ajudar no seu trabalho?
É uma posição conhecida por não ser bem remunerada, mas, por outro lado, é uma função caracterizada por demandar grande hospitalidade e um comportamento bem-apessoado por parte de seus praticantes.
O trabalhador vinícola é aquele que tem o papel fundamental para uma boa produção de vinho, o herói desconhecido do mundo da enologia, mas que merece total respeito. É responsável por colher as uvas, auxiliar na produção e no engarrafamento dos vinhos e pela manutenção das vinhas ao longo do ano. Um trabalho estritamente braçal.
Ser proprietário de uma loja independente de vinho é um trabalho imprevisível, devido à instabilidade do mercado. Como é comum a presença de vinhos de baixo custo em grandes redes de supermercados, conquistar o interesse e a lealdade dos consumidores de vinho tem sido uma das tarefas mais difíceis.
LEIA TAMBÉM: África do Sul cria selo para garantir práticas justas de trabalho em vinícolas
A maioria dos escritores de vinho é inevitavelmente direcionada para o nicho de publicações sobre a bebida. Muitas vezes, são jornalistas ou repórteres que podem publicar seus textos tanto em blogs como em grandes veículos.
Um mestre de cave, ou gerente, trabalha em estreita colaboração com o enólogo para garantir que a produção dos vinhos corra da melhor forma possível. Suas principais responsabilidades são supervisionar a produção de um vinho desde a chegada das uvas na adega até seu processo de engarrafamento, transporte e armazenagem. Gerentes de adega chegam a trabalhar 15 horas por dia, um grande passo se a intenção do trabalhador for se tornar um enólogo.
Proprietários de vinhedo: Para ser proprietário de um vinhedo, não é necessário ter conhecimento técnico do processo de vinificação, tarefa que pode ser deixada para o enólogo.
LEIA TAMBÉM: Consumidor precisa trabalhar 7 horas para comprar uma garrafa de vinho
Enólogo: O enólogo é aquele que tem de estar a par de tudo o que diz respeito ao vinho. É responsável por supervisionar a criação de um vinho desde a colheita da uva até o engarrafamento do produto já pronto. O enólogo sempre utiliza seus conhecimentos práticos e científicos para criar o melhor vinho possível.
Ampelógrafo: botânico que classifica videiras.
Viveirista: produtor de mudas e porta-enxertos vendidos a viticultores.
Viticultor: administrador de propriedade agrícola produtora de uva.
Engenheiro agrônomo: consultor técnico e científico de produtores agrícolas e viticultores.
Tanoeiro: marceneiro responsável por tonéis de madeira utilizados na vinificação.
Colhedor: agricultor muitas vezes contratado de modo temporário para colheita.
Operador de colheitadeira: trabalhador rural responsável por máquinas utilizadas na colheita.
Vinhateiro: mesmo que vinicultor, é o dono da vinícola.
Degustador: prova e julga vinhos.