Para combinar com seu vinho


Quando se fala em harmonia, logo se pensa em música. Nós, enófilos, contudo, pensamos em comida: qual vinho é a melhor combinação para um prato? Assunto controverso, a harmonização não é uma ciência exata, mas de experimentação, que mescla similaridades e contrastes para formar casamentos perfeitos à mesa. Em casa com a família e os amigos, ou no restaurante, o par vinho e comida sempre chama a atenção. Assim, ADEGA elencou pratos clássicos da culinária mundial para você colocar lado a lado com vinhos precisos e formar parcerias inesquecíveis.

Nesta edição, ADEGA também participou - quase que ativamente em alguns casos, seja colhendo, seja pisando uva - da vindima 2010 no Brasil. Nossa repórter especial, Sílvia Mascella Rosa visitou alguns dos principais terroirs do país durante a colheita e montou um verdadeiro diário de tudo o que aconteceu. Então, aqui você confere, em detalhes, a análise da safra e sabe o que esperar dos vinhos brasileiros safra 2010.

Aproveitamos e cruzamos a fronteira em direção ao nosso vizinho. Assim, nosso Master of Wine, Dirceu Vianna Jr, único representante brasileiro no Argentina Wine Awards, discorre sobre os principais pontos do reconhecimento internacional da Argentina. Seria a Malbec o pontochave ou esta variedade é apenas um dos pilares para o fortalecimento da vitivinicultura daquele país?

Da Argentina, atravessamos o mundo em direção à Austrália. Lá, passeamos pelo Yarra Valley, principal região produtora do país, reconhecida por uvas que ficaram famosas na Borgonha (Pinot Noir e Chardonnay), mas, que apresenta outras tantas características exóticas para quem quer se aventurar por lá, como carne de canguru, por exemplo.

Por fim, ADEGA ainda conta a história do Château Palmer, dos carros Aston Martin (o preferido de James Bond) e detalhes sobre o mercado de vinhos IGW. Explicamos as classificações do café e, assim como tradicionalmente fazemos com os vinhos, passamos a avaliar azeites com notas de até 100 pontos.

Cheers,
Christian Burgos

Christian Burgos

Publicado em 15 de Abril de 2010 às 06:56


Editorial

Artigo publicado nesta revista