Produtor chileno planeja cultivar vinhas em Machu Picchu

Aurelio Montes criará vinhedo-teste na região berço do Império Inca


Machu Picchu

Montes plantará o primeiro vinhedo na região de Machu Picchu. 

O produtor chileno Aurelio Montes anunciou nessa semana durante um jantar em Londres que planeja construir um vinhedo na região próxima à Machu Picchu no Peru.  Os testes começarão na próxima semana. Segundo ele, serão plantadas cinco variedades de uva no local para verificar como elas se desenvolverão lá.  A região fica acima dos 3.000 metros do nível do mar, e o vinhedo será o primeiro cultivado no local.   

“Nós não temos certeza se as uvas vingarão, mas será divertido tentar”.

De acordo com o produtor chileno, o que houve foi uma parceria entre ele e o seu maior importador no Peru, que lhe deu acesso ao vale.  O importador, que é proprietário das terras onde será feito o vinhedo, teve o nome omitido por Montes durante o jantar.

Montes vai inicialmente plantar 1.000 parreiras no local. As variedades incluem Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah e Chardonnay.  Segundo ele, se forem obtidos bons resultados com a primeira colheita, serão plantados mais cinco hectares na região.  Segundo dados da OIV de 2012, o Peru tem aproximadamente 20.000 hectares de uvas plantadas, sendo que as plantações mais do que dobraram desde a virada do século.

Da redação

Publicado em 15 de Setembro de 2014 às 17:14


Notícias machu picchu montes peru