Game simula os trabalhos do dono de uma vinícola desde o plantio das uvas até a venda dos vinhos
por Silvia Mascella
Muito enófilo apaixonado sonha em ter seu próprio vinhedo, em fazer um vinho com seu nome e do seu jeito. Aqueles fãs de vinhos que conseguem conversar com proprietários e visitar as vinícolas sabem que a realidade é bem diferente, e que o trabalho cotidiano (não importa o tamanho da vinícola) é árduo e muitas vezes nem tão recompensador assim.
Mas nada disso desmotiva um sonhador, certo? E enquanto a realidade de podar videiras e colocar rótulos nas garrafas com o nome de alguma pessoa amada não se concretiza, uma empresa americana de games lançou o "Hundred Days - Winemaking Simulator'.
LEIA TAMBÉM: Vinho e pão fazem você pedir mais comida no restaurante
O jogo está disponível para download para Windows, MacOS, iOS, Android, Xbox, Nintendo, e PlayStation, tendo sido criado pela Broken Arm Games e a Pixmain. Baseado vagamente na vida de um dos fundadores da Broken Arm (que assumiu a vinícola familiar e é um apaixonado por games), o jogo permite que jogadores experientes e iniciantes administrem vinhedos, a vinícola, marketing e vendas.
A premissa é a de que você tem um trabalho bem comum e acabou de receber como herança uma terra numa região produtora de uvas e vinhos, e você decide largar tudo e ir para lá, mesmo sem saber nada sobre a produção. Durante o jogo será necessário escolher as variedades de uvas que deseja cultivar, conhecer os solos, plantar, podar e colher no momento certo.
LEIA TAMBÉM: Dicas de Enoturismo para passear no Vale dos Vinhedos
O jogo também leva você a tratar os vinhedos contra possíveis doenças, conhecer todos os processos de vinificação, decidir se quer ou não colocar seus vinhos em barricas, decidir garrafas, rótulos, vendas, marketing e degustações para promoção. Se você vai ganhar dinheiro ou não, vai depender das muitas habilidades necessárias para administrar todas as variáveis. A vantagem? Horas de entretenimento (segundo muitos comentários de apreciadores de vinhos na página do jogo) e tudo isso pelo preço de baixar o game e abrir algumas garrafas de vinho para beber enquanto joga. Bom passatempo para as férias.
+lidas
Vinícola anuncia festa de Réveillon 2025 em Santa Catarina
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera