Vinho + Conhecimento + Experiência

Clube ADEGA divulga seleção de vinhos que associados recebem no mês de outubro

por Redação

Para o mês de outubro, o Clube ADEGA traz rótulos diversificados. Há vinhos de ótima relação qualidade preço, com ótimas pontuações no Guia Descorchados, além do vinho melhor pontuado em uma de nossas degustações mensais às cegas para a Seção Cave de ADEGA. Conheça-os abaixo:

Grand Gold

  • Esporão Reserva Tinto 2012 – Herdade do Esporão, Alentejo, Portugal (Qualimpor)
  • Dolcetto Di Dogliani San Luigi 2013 – Marziano Abbona, Piemonte, Itália (Mistral)
  • Santa Carolina Specialties Cool Montain Field Blend 2013 Santa Carolina, Curicó, Chile (Casa Flora)

Rótulos da categoria Grand Gold

Considerado o melhor rótulo degustado em uma das degustações mensais às cegas para a Seção Cave de ADEGA, o português Esporão Reserva Tinto 2012, que recebe 92 pontos, impressiona pela qualidade de fruta mais fresca, mineralidade e tensão do conjunto. Tem ótima acidez, taninos de grãos finos e final longo e suculento; descreve Eduardo Milan, editor de vinhos da Revista ADEGA.

Elaborado exclusivamente a partir das uvas Dolcetto, sem passagem por madeira; o tinto San Luigi 2013, que recebe 90 pontos da Revista ADEGA e Wine Spectator, é cheio de frutas vermelhas como cerejas e framboesas seguidas por notas florais, terrosas e de ervas, que se confirmam na boca. Possui gostosa acidez, taninos de boa textura e final cativante. Pede a companhia de massas em geral, de preferência que incluam cogumelos e/ ou carnes ensopadas.

O terceiro na categoria Grand Gold é o chileno Santa Carolina Specialties Cool Montain, um field blend de Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Carignan, que nasce num vinhedo de 3,5 hectares na parte alta de Curicó, uma região mais fria. É um resgate de algo distinto em boca, confirmando o perfil vinoso e acrescentando um toque animal. Com o tempo em taça continua brilhando junto a taninos que se tornam cada vez mais ricos e revelam um perfil trufado. Recebe 94 pontos tanto do Descorchados quanto da Revista ADEGA.

Gold

  • Leone Rosso 2012 Castello di Sonnino, Toscana, Itália (Vinissimo)
  • Alto Las Hormigas Malbec Clásico 2013 – Altos Las Hormigas, Mendoza, Argentina (World Wine)
  • Flavium Mencia Premium 2008 Vinos de Arganza, Bierzo, Espanha (Cantu)

Rótulos da categoria Gold

Tinto sem passagem por madeira, mas mantido três meses em tanques de inox e concreto antes de ser engarrafado, o Leone Rosso 2012, que recebe 90 pontos, é cativante tanto em aromas quanto em sabores, mostra ameixas e amoras maduras acompanhadas de notas florais, herbáceas e terrosas, além de toques defumados e de especiarias picantes. Gastronômico do início ao fim, pode acompanhar desde massas ao molho a embutidos em geral.

Já o Alto Las Hormigas Malbec Clásico 2013 é elaborado pelo renomado enólogo Alberto Antonini exclusivamente a partir de uvas Malbec advindas de Medrano, Barrancas e Lunlunta, sem passagem por madeira, mas com estágio de 10 meses em tanques de concreto sem epóxi. É estruturado e saboroso, tem ótima textura de taninos, agradável frescor e final com toques de ervas.

O tinto Flavium Mencia Premium 2008, 90 pontos tanto de Robert Parker quanto da Revista ADEGA, possui estágio de 18 meses em barricas de carvalho americano, mostra-se jovem - apesar de ser 2008 - e com a madeira perfeitamente integrada. Impressiona pela boa textura de seus taninos, pela gostosa acidez e pela fruta de ótima qualidade, lembrando ameixas, cerejas e cassis. Gostoso de beber pede a companhia de linguiças grelhadas.

Silver

  • Real Compañia De Vinos Garnacha 2014 – Real Compañia de Vinos, Castilla y Léon, Espanha (Winebrands)
  • Los Cardos Malbec 2014 Doña Paula, Mendoza, Argentina (Inovini)
  • Antawara Blend Syrah Carignan 2012 – Antawara Wines, Maule, Chile (Vinissimo)

Rótulos da categoria Silver

O Real Compañia De Vinos Garnacha mostra cerejas, framboesas e groselhas escoltadas por notas florais, herbáceas e de especiarias doces. No palato é frutado, tem boa estrutura, taninos macios e acidez vibrante, que conferem ainda maior sensação de frescor. Alegre e descontraído, é um vinho versátil que pode acompanhar desde carnes até pizzas. Recebe 89 pontos de Eduardo Milan.

O Los Cardos Malbec 2014, 88 pontos, alia muita fruta, concentração e certa complexidade, tendo como principais atributos os cativantes aromas florais e seus taninos macios, tudo envolto por gostosa acidez, bom volume de boca e final persistente.

Já o tinto Antawara Blend Syrah Carignan 2012 mostra expressivos e intensos aromas de cassis e de frutas vermelhas, seguidos de notas florais, herbáceas, tostadas, de chocolate e de especiarias doces. Estruturado e carnudo, tem taninos finos e macios, além de corpo médio, bom equilíbrio e final com toques minerais e de compota de fruta. Recebe 89 pontos de Eduardo Milan.

Para mais informações sobre os vinhos do mês e sobre o clube, visite o site: www.clubeadega.com.br

palavras chave

Notícias relacionadas