Vinho na coqueteleira

Para alguns, um sacrilégio, para outros, só mais uma experiência interessante


Fotos: Pedro Mena

Quando falamos em drinques, geralmente pensamos nos clássicos como Dry Martini, Bloody Mary, Margarita, Cosmopolitan, Caipirinha etc. Nas misturas mais tradicionais, temos os diversos líquidos alcoólicos, mas um raramente é visto: o vinho. Talvez a tradição de degustar este néctar báquico como uma bebida completa em si, e complexa, diminua a tentação de colocá-lo (estragá-lo, diriam os puristas) em uma mescla com outros ingredientes.

Mas, para aqueles que gostam de experimentar e não são puristas ferrenhos, talvez valha a tentação de misturar o vinho com outros ingredientes e criar novos drinques. Sendo assim, trazemos três receitas de coquetéis que usam a mais nobre das bebidas.

Os aperitivos foram idealizados pelo barman português Rui Serradas para o wine bar Confraria Carioca, no Rio de Janeiro. O drinque Confraria Carioca combina Vinho do Porto dry branco, licor de limão limoncello, suco de abacaxi e espumante. O Passarela Carioca usa suco de laranja com uma dose de Cointreau e espumante rosé. No Mistura Carioca, utiliza-se Vinho do Porto ruby, licor Frangélico, vermute tinto e espumante rosé. Combinações interessantes. Seguem as receitas:

#Q#
Fotos: Pedro Mena

Confraria Carioca:
1 dose (cerca de 50 ml) de Vinho do Porto dry branco
1 dose de limoncello
150 ml de suco de abacaxi
Gelo
Preparo: Misture tudo na coqueteleira e sirva cerca de 50 ml numa taça de espumante e complete com espumante Don Giovanni. Depois de pronto, misture com uma bailarina (colher para drinques).

Passarela Carioca
1 dose de Vinho do Porto dry branco
1 dose de Cointreau
150 ml de suco de Laranja
1 dose de limoncello
Gelo
Preparo: Bata tudo na coqueteleira e coloque aproximadamente 75 ml numa taça de degustação e complete com espumante rosé. Depois de pronto, misture com uma bailarina.

Mistura Carioca
1 dose de Vinho do Porto ruby
1 dose de Frangélico
1 toque de vermute tinto
150 ml de suco de abacaxi
Gelo
Preparo: Bata tudo na coqueteleira e coloque aproximadamente 50 ml numa taça de Martini. Complete com espumante rosé e sirva.


Da redação

Publicado em 14 de Julho de 2009 às 14:35


Outras bebidas

Artigo publicado nesta revista