Catena começa a divulgar a utilização de garrafas mais leves

Duas linhas de vinhos da Catena terão garrafas mais leves para diminuir o impacto no meio ambiente

Sílvia Mascella Publicado em 07/05/2024, às 08h00

Bodega y Viñedos Catena em Mendoza, Argentina -

A centenária vinícola Bodega y Viñedos Catena de Mendoza (Argentina), hoje administrada pela quarta geração, herdeira do fundador Nicola Catena, passa a divulgar uma nova e importante fase do programa CATENAMICS, a moderna forma de gestão inspirada na sustentabilidade, para administrar a conexão entre as plantas, o solo, o ecossistema e as pessoas.

A Catena começou a distribuir e fazer uma campanha educativa sobre a utilização das novas garrafas mais leves para duas linhas de vinhos, a Catena Appellation Malbec e a Catena Malbec e Cabernet Sauvignon. As novas garrafas, mais leves, daquele que é conhecido como 'Cateninha' aqui no Brasil, chegarão em breve.

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A preocupação e as mudanças agora implementadas pela vinícola se devem ao fato de que a produção e o transporte de garrafas de vidro são o que mais impacta nas pegadas de carbono deixadas pela produção dos vinhos. Por conta disso a Catena, cuja garrafas são produzidas na Argentina e no Chile, está trabalhando junto dos fabricantes para obter garrafas mais leves e também junto de uma empresa uruguaio-austríaca para criar uma ‘calculadora de carbono’ para distribuir entre as vinícolas argentinas.

Atualmente as garrafas utilizadas pela Catena pesam, em média, 416 gramas quando vazias (em comparação com a média mundial que é de 550 gramas). Na linha Catena Appellation Malbec as garrafas que hoje pesam 700 gramas passarão a pesar 380 gramas em alguns mercados. Já na linha Catena High Mountain Malbec e Cabernet Sauvignon as garrafas terão uma redução de peso da ordem de 28% para todos os mercados que recebem essa linha.

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Desde 2008 até 2023 a Catena já baixou em 40% o peso de suas garrafas. Apenas entre os anos de 2023 e 2024 já houve uma redução de 1,2 toneladas métricas de vidro consumido. Com o lançamento de uma garrafa 45% mais leve a empresa faz uma campanha educativa junto ao público consumidor e também dos trabalhadores de lojas, bares e restaurantes que servem os vinhos, para informar que o mais importante é o líquido e não o peso da garrafa.  No restaurante Angélica Cocina Mestra, localizado na propriedade da vinícola em Mendoza, as novas garrafas já estão sendo utilizadas no serviço diário e os mercados dos EUA e da Holanda foram os primeiros a receber as linhas renovadas.

 

 

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