193 mil garrafas de Champange de cores diferentes, da Maison Telmont, são mais um passo da empresa em direção à sustentabilidade
por Silvia Mascella
Fundada em 1912 e localizada desde a década de 1960 na Avenue de Champagne, em Damery (ao lado dos vinhedos), a Maison Telmont foi fundada pela família Lhôpital e tem uma trajetória centenária em defesa da história de Champagne, que agora se volta completamente para a sustentabilidade.
Em 2017 a empresa recebeu sua primeira certificação orgânica para uma parte de seus vinhedos e desde então vem trabalhando em várias frentes, para ser a primeira casa de Champagne a se tornar positiva para o clima até 2030 e neutra em emissões de carbono até 2050.
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Para as centenárias casas de Champagne, o desafio é um pouco maior do que para as demais produtoras de vinhos. Ainda não existe alternativa eficiente para as rolhas dos espumantes, nem para as gaiolas de metal que mantêm as rolhas no lugar. Além disso as garrafas precisam ser mais espessas, para suportar a pressão do gás carbônico do líquido.
Mas especificamente em relação às garrafas, a Telmont avançou bastante. Já está nas caves da Maison o primeiro cuvée orgânico certificado, o 'Réserve de la Terre', cujo lote de 30 mil garrafas pesa apenas 800 gramas por garrafa. Dez anos atrás cada vasilhame pesava quase 1kg e as novas garrafas foram desenvolvidas em parceria com a vidreria Verallia.
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A próxima fase é mais ousada, com 193 mil garrafas em vários tons de verde (não padronizados) sendo utilizadas nos próximos anos, para uma transição entre as garrafas transparentes. As novas garrafas serão feitas com 87% de vidro verde reciclado. A Maison também deixará de produzir garrafas e caixas customizadas, pois elas aumentam as pegadas de CO2.
A Champagne Telmont tem como sócio o grupo Rémy Cointreau e como investidor (desde 2022) o ator e ativista do clima Leonardo di Caprio, que se juntou à empresa especialmente por conta da proteção da diversidade do terroir, pela utilização de 100% de energia renovável e pela determinação em ser neutra em carbono até 2050.
O presidente da Maison Telmont, Ludovic du Plessis declarou no anúncio sobre as novas garrafas que para a empresa a sustentabilidade não é uma limitação e sim uma oportunidade para criatividade e inovação: "Cada tom de verde das garrafas é um símbolo de nosso comprometimento com o meio ambiente. Não estamos apenas modificando as cores de nossas garrafas, estamos tentando transformar a indústria do vinho tom por tom", declarou o presidente.
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