Ingestão do álcool pode aumentar o risco de tensão pré menstrual
por Redação
Um estudo realizado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, analisou dados de 19 estudos relacionados à síndrome pré-menstrual (TPM) de oito países diferentes, envolvendo mais de 47 mil participantes, para observar as ocorrências de TPM entre mulheres que consumiram álcool.
Os pesquisadores descobriram que a ingestão de álcool estava associada a um aumento de 45% no risco de ter TPM, e que o consumo excessivo – categorizado neste estudo como uma dose ou mais por dia – gerou um aumento maior no risco, com 79%. É importante, porém, entender que este estudo indica correlação, não causa.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Em outras palavras, não se sabe se o álcool realmente desempenha um papel em causar TPM, ou se as mulheres com TPM são apenas mais propensas a beber. O estudo explica que, embora haja evidências de que o consumo de álcool tenha algum tipo de correlação com a TPM, existem muitos outros fatores em jogo.
“O álcool é apenas um dos fatores que podem aumentar o risco de TPM. Há muitos outros fatores. Estamos agora avaliando o papel do tabagismo e fatores psicológicos, como o estresse, na ocorrência de TPM”, disse Bahi Takkouche, um dos pesquisadores.
+lidas
Vinícola de Coppola define parceria com importadora inglesa
Vinho que combina com Fondue de Carne
Devo tomar água com ou sem gás com o vinho?
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?