Vinícola localizada na colina de San Colombano é a primeira vinícola da única DOC da província de Milão a conquistar o selo ambiental italiano
por Redação
A DOC San Colombano, única denominação de origem da província de Milão, acaba de alcançar um marco inédito ao obter a certificação VIVA, o selo ambiental promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e da Segurança Energética da Itália, voltado à sustentabilidade na cadeia vitivinícola.
O reconhecimento, válido para o ano de 2026, confirma o compromisso da vinícola com práticas produtivas responsáveis e respeito ao meio ambiente. A certificação VIVA avalia parâmetros como gestão da água, pegada de carbono, uso do solo e impacto sobre o território, garantindo que toda a operação esteja alinhada com os princípios de sustentabilidade.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O certificado foi emitido para a vinícola Nettare dei Santi, que conta com 30 hectares de vinhedos próprios cultivados nos colli di San Colombano. A empresa familiar foi fundada oficialmente nos anos 1940 por Franco Riccardi, mas sua história vitivinícola remonta ao século XIX. Hoje a vinícola produz vinhos tintos elaborados com as uvas Croatina, Barbera e Uva Rara.
LEIA TAMBÉM: Itália aposta em solução diplomática para tarifas dos EUA sobre vinho
As certificações ambientais têm se tornado cada vez mais importantes na União Europeia, sendo um diferencial para muitos consumidores que buscam selos oficiais que confirmem práticas e manejo sustentável.
+lidas
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Vinho que combina com Fondue de Carne
Devo tomar água com ou sem gás com o vinho?
Vinícola de Coppola define parceria com importadora inglesa