Conhaque de 1696 entra para o Livro Guinness como o mais antigo do mundo

Guinness World Records certifica que conhaque de 1696 é o mais antigo do mundo

Redação Publicado em 27/08/2024, às 08h50

- Nimmas

Um conhaque produzido em 1696 pela Jules Robin and Company foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o mais antigo existente no mundo. Preservada em uma garrafa de cristal de chumbo lapidado, a raridade carrega a assinatura do produtor e a data da safra gravadas em sua estrutura.

LEIA TAMBÉM: Beyoncé lança marca de uísque premium em parceria com gigante do luxo

A histórica garrafa, com uma base de pedra verde adornada por letras douradas, copo gravado e rolha, foi mantida em perfeitas condições ao longo dos últimos 328 anos, graças à proteção de uma cúpula de vidro que envolve todo o conjunto.

LEIA TAMBÉM: Pernod Ricard vende portfólio de vinhos para Accolade

O contexto histórico em torno da produção deste conhaque remonta ao reinado de Luís XIV na França, que, na época, celebrava o fim da Guerra dos Nove Anos com a assinatura do Tratado de Turim. Na Inglaterra, Guilherme III ainda mantinha o trono após sobreviver a uma conspiração jacobina.

LEIA TAMBÉM: Certificação global RVA reconhece vinhedos sustentáveis ao redor do mundo

Essa garrafa específica, a única do século XVII conhecida até hoje, foi originalmente presenteada a Edmond Jaulin, cofundador da Jules Robin, antes de passar para uma coleção particular na França na década de 1950. Redescoberta em 2018, foi adquirida por um colecionador anônimo por uma quantia não revelada. Desde então, havia a suspeita de que esse fosse o conhaque mais antigo do mundo, um fato agora confirmado oficialmente pelo Guinness World Records.

O recorde anterior pertencia a um conhaque Gautier de 1762, superado agora por 66 anos. Em 2020, a mesma garrafa foi leiloada por cerca de US$ 150 mil, sendo reconhecida na ocasião como "a safra de conhaque mais antiga já vendida em leilão".

Conhaque Guinness World Record Nimmas Edmond Jaulin Jules Robin and Company Luís XIV