A região da Bairrada recebeu esse nome por causa do barro, e é desse solo que sai o melhor vinho
Sílvia Mascella Publicado em 26/06/2024, às 08h00
Localizada no centro norte de Portugal, na zona conhecida como Beira Interior, próxima do litoral, a Bairrada tem no nome a principal característica de seus solos argilocalcários, o barro, terra onde são cultivadas as videiras, que se beneficiam também do clima do tipo Mediterrâneo-Atlântico.
O cultivo das videiras e a tradição da produção do vinho são muito antigos na região e a qualidade chegou a ameaçar os vinhos do Alto Douro, no século 18. Ameaça que chegou a tal ponto que o Marques de Pombal, para defender os interesses da Companhia Geral de Agricultores do Alto Douro, ordenou que quase todos os vinhedos da Bairrada fossem extirpados.
LEIA TAMBÉM: O Brasil é o terceiro destino das exportações dos vinhos de Portugal
Com a produção retomada, anos mais tarde, a região recebeu até a criação da Escola Prática de Viticultura da Bairrada, em 1887, o que auxiliou no seu desenvolvimento. Foi através da escola que foram introduzidos os métodos de produção de espumantes que a região aprendeu com excelência, sendo até hoje a mais importante área de produção de espumantes de método tradicional do país.
A principal uva cultivada nessa DOC é a tinta Baga, intensa e ácida, ela precisa fazer parte de 50% dos blends da região, mas é muito utilizada em varietais e também em espumantes. Outras tintas importantes por lá são a Camarate, Rufete, Alfrocheiro, Bastardo e Touriga Nacional. Entre as uvas brancas mais produzidas estão a Maria Gomes (ou Fernão Pires), Bical, Cercial, Arinto e Rabo de Ovelha.
LEIA TAMBÉM: Conheça os melhores espumantes de Portugal
Com uma gastronomia muito diferenciada e variada, a região tem boa variedade de peixes frescos e as caldeiradas são muito populares, mas o grande destaque da região é a carne de porco, em especial o leitão da Bairrada, assado lentamente em forno a lenha. A lista abaixo, dos melhores vinhos da Bairrada degustados por ADEGA, vai combinar tanto com a tradicional culinária do país, quanto com muitas outras delícias brasileiras.