Tony Parker vai do basquete para o vinho

Tony Parker arrecadou 1 milhão de euros para investir em sua vinícola

Silvia Mascella Rosa Publicado em 12/11/2023, às 16h30

Ex-astro do basquete, Tony Parker é sócio do Châteu Saint-Laurent em Vaucluse - Divulgação Saint-Laurent

O ex-jogador de basquete profissional, Tony Parker (de origem franco-americana), conseguiu nesta semana (10 de novembro) um feito maior do que sua inclusão no Hall da Fama do Basquete. Desde 2022 ele é co-proprietário do Château Saint-Laurent (que possui 38 hectares de vinhedos em Morières-les-Avignon, em Vaucluse) e que está precisando de reformas e modernização.

Num levantamento digno de grandes astros da bola, Tony Parker conseguiu (em apenas 45 minutos) arrecadar um milhão de euros com a ajuda de 3.420 investidores particulares - que puderam entrar com cotas a partir de 10 euros - através de uma plataforma de financiamento participativo.

LEIA TAMBÉM: Qual a diferença entre um vinho de 100 reais e um de mil reais

O dinheiro será utilizado para renovação dos espaços de recepção da vinícola (que é um importante local para realização de grandes festas e casamentos) e também na parte produtiva, visando a conversão para a agricultura biológica. A reforma é necessária pois o Chateau tem 800 anos de história (foi construido ainda na época em que o papado ficava na França) e pertence à AOC Côtes-du-Rhône e a IPG do Mediterrâneo. Em agradecimento ao aporte finaceiro, 250 dos maiores investidores terão a oportunidade de participar de um evento especial com Tony Parker em maio de 2024.

O atleta ganhou 4 campeonatos pela NBA e também atuou na seleção francesa de basquete. Nas entrevistas ele conta que o costume de beber vinho se deve ao fato dele ter sido criado na França e que estranhou o costume dos jogadores, quando chegou aos EUA, de beberem bebidas destiladas ou coquetéis. Mas segundo ele, esses hábitos já começaram a mudar e vários jogadores aparecem em suas redes sociais mostrando os vinhos que estão bebendo e alguns ex-colegas dele também estão investindo em vinícolas, como é o caso de C.J.McCollum, do New Orleans Pelicans, que lançou um vinho em parceria com uma vinícola do Oregon.

Você pode ler essa notícia em: Estrela da NBA lança vinho do Oregon

 

Vinho França Rhône basquete Tony Parker vaucluse finaciamento