Emirates possui uma adega com mais de seis milhões de garrafas de vinhos exclusivamente reservados para seus voos
Marcel Cardoso Publicado em 08/12/2023, às 14h00
A Emirates Airline apresentou sua carta de vinhos que estará disponível em seus voos em 2024. Nos próximos meses, a companhia apresentará uma seleção dos melhores vinhos brancos da Borgonha, incluindo os Premier e Grand Crus, como Montrachet 2011, Chevalier Montrachet 2013 e Corton Charlemagne 2014, além dos Grand Crus como Échezeaux, Clos Vougeot e Chambertin.
A Emirates Airline ainda planeja nos próximos anos a introdução de vários First Growths de Bordeaux das renomadas propriedades de Château Mouton, Château Margaux, Château Haut-Brion, Château Cheval Blanc e Château d'Yquem.
LEIA TAMBÉM: Chocotone e vinho. Sim, eles combinam e muito bem!
O First Growth refere-se ao nível mais alto da classificação de Bordeaux de 1855, onde os castelos foram classificados em termos de qualidade, preço e reputação, conforme solicitado pelo imperador Napoleão III.
Atualmente a Emirates oferece 36 variedades diferentes de vinhos franceses e champanhes a bordo de suas aeronaves.
A Emirates tem como critério para seleção de vinhos um processo altamente detalhado, escolhendo rótulos que são conhecidos por suas qualidades tanto em terra quanto em voo, testando continuamente os resultados.
Os principais fatores considerados incluem o conteúdo da fruta, a acidez, os níveis de tanino e a influência do carvalho, bem como a maturidade do vinho, que impacta diretamente os níveis de tanino. Muitos dos vinhos selecionados são elaborados para serem apreciados após um envelhecimento significativo e a adega da Emirates inclui vinhos que datam da safra de 2003.
LEIA TAMBÉM: Os segredos do lendário Romanée-Conti
Os vinhos Bordeaux designados para a Classe Executiva passam por um período mínimo de envelhecimento de oito a dez anos, enquanto os da Primeira Classe recebem um período mínimo de envelhecimento de doze a quinze anos, todos ocorrendo na França. As bebidas são selecionadas quando estão prontos para serem servidos a bordo e estrategicamente posicionados em todo o mundo.
Cada uma das quatro cabines da Emirates Airline apresenta uma seleção de vinhos distinta, que é atualizada a cada duas semanas para garantir que os passageiros frequentes desfrutem sempre da variedade.
Na Classe Econômica, são servidos vinhos tintos e um vinho branco. As adições recentes incluem vinhos 'AOP Biodinâmicos' de M. Chapoutier, Domaines Baron de Rothschild, um Sauvignon Blanc sul-africano campeão de sustentabilidade, família Gabb e vinho tinto Antinori Santa Cristina.
LEIA TAMBÉM: Elas harmonizam vinhos e livros em Bologna, na Itália
O AOP é um padrão da União Europeia semelhante ao sistema AOC francês, na medida em que enfatiza a origem geográfica dos vinhos e os métodos de produção específicos. A vinificação biodinâmica enfatiza a agricultura holística e sustentável e a intervenção pós-colheita mínima, criando vinhos conhecidos pela sua pronunciada expressão terroir.
Na Premium Economy, a Emirates serve vinho espumante vintage, tinto premium e vinho branco premium. Exemplos incluem Château Lagarde 2011, Cloudy Bay Sauvignon Blanc e Domaine Chandon 2016.
Na Classe Executiva e na Primeira Classe, há a adaptação das suas seleções de vinhos em seis regiões: Reino Unido e EUA, Europa, África, Médio Oriente, Austrália e Ásia. Esta abordagem permite o oferecimento de vinhos alinhados com as preferências de gosto dos passageiros destas regiões e permite aos viajantes provar vinhos das regiões que irão visitar. Há também vinhos do Porto Premium, incluindo opções do Porto Tawny vintage, como o Graham’s de 1979 e o Dow’s de 1981.