Estado de São Paulo terá o 1ª curso técnico gratuito em Viticultura e Enologia

Com duração de 3 semestres, as aulas serão ofertadas em Jundiaí

Paula Daidone Publicado em 02/05/2023, às 09h10

Durante o curso, os alunos irão produzir o próprio vinho, colocando em prática as técnicas aprendidas -

O Estado de São Paulo receberá o primeiro curso técnico gratuito em Viticultura e Enologia. Com duração de três semestres, as aulas serão ofertadas na Escola Técnica Estadual Benedito Storari, em Jundiaí.

O curso contemplará todas as etapas do plantio da fruta, manejo das parreiras, desenvolvimento e controle dos processos de cultivo, seleção das variedades da uva, além de aprender sobre colheita e pós-colheita para o processamento e elaboração de produtos vitícolas.

Também faz parte da rotina de estudos aulas em adegas e laboratórios de microvinificação, microbiologia, enoquímica, enologia, cozinha e gastronomia. Durante o curso, os alunos irão produzir o próprio vinho, colocando em prática as técnicas aprendidas. 

A escola passou por uma adequação de espaço, para poder receber o curso, com investimento de R$ 16 milhões. Incluindo laboratório equipado e um parreiral modelo com diversas variedades de uvas. O corpo docente é composto por vitivinicultores, agrônomos, enólogos, químicos e outros profissionais relacionados ao setor. A estrutura atenderá os alunos, assim como a cadeia de produtores de uva e vinho da região.

“Além de toda adaptação teórica e estrutural, visitamos instituições de ensino do Sul do País, fabricantes de vinhos, além de produtores de uva. Buscamos as melhores referências do mercado para oferecer o curso”, explica a coordenadora do currículo, Esmeralda Macedo Serpa. 

Para ingressar no curso técnico, o interessado precisa realizar uma prova de vestibulinho aplocada pelo Centro Paula Souza. As inscrições vão até o dia 8 de maio, às 15 horas, e deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br e tem o custo de R$ 33. A prova será no dia 4 de junho.

Enologia Viticultura curso