Durante a ProWein a Moldávia apresentou ao público dois vinhos criados por Inteligência Artificial
Sílvia Mascella Publicado em 28/03/2024, às 08h00
O futuro é agora. Não há mais o que discutir. A Inteligência Artificial (AI) já está sendo utilizada de variadas formas pela humanidade e é realidade em muitos vinhedos e algumas vinícolas. A novidade é que a Moldávia, pequeno país do leste europeu entre a Romênia e a Ucrânia, apresentou os dois primeiros vinhos criados com AI na última edição da ProWein.
Chelaris é o nome do avatar, que se aporesenta como um enólogo meta-humano, e que utilizou algoritmos avançados para compor um blend único de vinhos. Para criar o vinho, as "decisões" tomadas pela IA foram utilizadas desde a escolha do momento da colheita das uvas, passando pelos protocolos de vinificacão e finalizando com o corte das uvas e com a criação dos rótulos.
LEIA TAMBÉM: Maior adega do mundo fica na Moldávia
Utilizando variedades autóctones como Fetească Albă, Fetească Regală e Viorica foram apresentados dois vinhos (um branco e um tinto) durante a ProWein 2024 em Dusseldorf. O projeto de IA envolveu uma parceria entre diversas instituições: o Departamento Nacional de Vinho e Viticultura do país, o centro de tecnologia de mídia criativa Mediacor e a Universidade Técnica da Moldávia.
O objetivo era estabelecer um precedente global para a unificação da Inteligência Artificial e da experiência humana, além de facilitar o desenvolvimento contínuo através da utilização de novas tecnologias; US$ 500 milhões foram destinados à expansão dos vinhedos, inovação tecnológica e capacidade de produção no país, através de investimentos do governo e externos.
LEIA TAMBÉM: O enorme valor do vinho para a Comunidade Econômica Européia
Diana Lazar, líder do projeto AI Wine afirmou em um comunicado oficial que a Moldávia possui um número crescente de pequenas vinícolas, com jovens produtores, e um grupo de vinícolas maiores que estão investindo em vinhedos e equipamentos modernos para produzir mais vinhos premium.
A indústria do vinho é importante para a economia da Moldávia, os dados oficiais apontam que ela é responsável por cerca de 3% do PIB e 8% do total das exportações, contribuindo para a subsistência de mais de 50 mil famílias nas zonas rurais. Os rótulos premium são exportados para 72 países diferentes, e 55% do total das exportações do país são enviados para a Comunidade Econômica Européia.
Você pode ver abaixo o vídeo da apresentação dos dois vinhos durante a ProWein: