O criador do espumante lombardo e fundador de Guido Berlucchi faleceu aos 90 anos
Glaucia Balbachan Publicado em 03/01/2022, às 06h05
Um último brinde a Franco Ziliani, “o pai” de Franciacorta
O vinho italiano perdeu um de seus maiores pioneiros, o "Pai Fundador" de Franciacorta, uma das mais importantes áreas de espumante da Itália.
Franco Ziliani tinha 90 anos e foi pioneiro em Franciacorta, fundador de Guido Berlucchi e considerado um dos "Pais" da enologia italiana moderna.
“Franco Ziliani era um determinado enólogo e um empresário vulcânico. Ele viveu sua vida realizando o sonho de criar espumantes italianos de qualidade, considerados no nível da grande tradição francesa. E assim aconteceu em 1955, o Conde Guido Berlucchi chamou um jovem enólogo do Palazzo Lana em Borgonato para resolver os problemas de estabilidade dos vinhos produzidos na Fazenda”, diz a nota dos filhos.
O enólogo esfuziante em 1961, criou as primeiras 3.300 garrafas de Pinot di Franciacorta, do que mais tarde se tornaria um dos mais importantes "novos" territórios de vinho italiano de qualidade e o sucesso da Franciacorta DOCG, que é hoje. Franco Ziliani deixa Franciacorta para seus amigos produtores, para todos os funcionários que o apoiaram na vida e para seus filhos Cristina, Arturo e Paolo Ziliani.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui