60% das vinhas da região de Mosel são de Riesling, que produz os famosos vinhos brancos da Alemanha
Silvia Mascella Publicado em 11/03/2024, às 08h00
A Alemanha é um país cuja fama vitivinícola deve-se aos vinhos brancos. Pouco mais de 30% dos vinhedos alemães são de variedades tintas, o restante é de cepas brancas, especialmente a Riesling, que representa quase um quarto dos vinhedos cultivados no país.
A Alemanha vitivinícola é dividida em 13 regiões, quase toda no estado de Rheinland-Pfalz, localizada no sudoeste do país. São vinhedos que lutam pela vida, pois estão numa região do norte da Europa, perto de Luxemburgo, da Bélgica e do extremo norte da França. Algumas dessas regiões, como Mosel, são exclusivamente ligadas aos brancos. Por lá mais de 60% das vinhas são de Riesling e o restante de Müller-Thurgau e Elbling.
LEIA TAMBÉM: Vinhos diferentes têm benefícios distintos para a saúde
Nos rótulos você pode encontrar o nome 'Mosel-Saar-Ruwer' pois a zona é cortada pelo rio Mosel e seus afluentes Saar e Ruwer. Por lá os solos são pouco fértoes, ricos em minerais e com solos de ardósia. Muitos especialistas citam os brancos da região como sendo os melhores do país, elegantes, florais e frutados, realmente imperdíveis.
Uma particularidade dos vinhos alemães é sua classificação por nível de maturação das uvas, fazendo com que os vinhos que preservam parte do açúcar natural sejam realmente especiais e diferentes de quase tudo o que se conhece. Para se ter uma idéia, no século 19 alguns dos vinhos da Riesling que levam no rótulo a sigla QmP (Qualitätswein mit Prädikat - Vinho de qualidade com predicado) chegavam a custar mais caro que os Premier Grand Cru de Bordeaux.
LEIA TAMBÉM: Conheça os destaques da edição 221 de ADEGA
Contudo, quem quiser se ater aos vinhos secos, busque pelos Grosses Gewächs Ou pelos termos Classic e Selection. Essa é a nomenclatura que os alemães reservaram unicamente aos vinhos secos produzidos dentro de parcelas de vinhedos especiais chamados Grosse Lage, uma espécie de Grand Cru alemão.
Veja abaixo os brancos da região do Mosel degustados por ADEGA: