Melhores vinhos do Mosel, região da Alemanha famosa pelos brancos

60% das vinhas da região de Mosel são de Riesling, que produz os famosos vinhos brancos da Alemanha

Silvia Mascella Publicado em 11/03/2024, às 08h00

A Alemanha é um país cuja fama vitivinícola deve-se aos vinhos brancos. Pouco mais de 30% dos vinhedos alemães são de variedades tintas, o restante é de cepas brancas, especialmente a Riesling, que representa quase um quarto dos vinhedos cultivados no país.

A Alemanha vitivinícola é dividida em 13 regiões, quase toda no estado de Rheinland-Pfalz, localizada no sudoeste do país. São vinhedos que lutam pela vida, pois estão numa região do norte da Europa, perto de Luxemburgo, da Bélgica e do extremo norte da França. Algumas dessas regiões, como Mosel, são exclusivamente ligadas aos brancos. Por lá mais de 60% das vinhas são de Riesling e o restante de Müller-Thurgau e Elbling.

LEIA TAMBÉM: Vinhos diferentes têm benefícios distintos para a saúde

Nos rótulos você pode encontrar o nome 'Mosel-Saar-Ruwer' pois a zona é cortada pelo rio Mosel e seus afluentes Saar e Ruwer. Por lá os solos são pouco fértoes, ricos em minerais e com solos de ardósia. Muitos especialistas citam os brancos da região como sendo os melhores do país, elegantes, florais e frutados, realmente imperdíveis.

Uma particularidade dos vinhos alemães é sua classificação por nível de maturação das uvas, fazendo com que os vinhos que preservam parte do açúcar natural sejam realmente especiais e diferentes de quase tudo o que se conhece. Para se ter uma idéia, no século 19 alguns dos vinhos da Riesling que levam no rótulo a sigla QmP (Qualitätswein mit Prädikat - Vinho de qualidade com predicado) chegavam a custar mais caro que os Premier Grand Cru de Bordeaux.

LEIA TAMBÉM: Conheça os destaques da edição 221 de ADEGA

Contudo, quem quiser se ater aos vinhos secos, busque pelos Grosses Gewächs Ou pelos termos Classic e Selection. Essa é a nomenclatura que os alemães reservaram unicamente aos vinhos secos produzidos dentro de parcelas de vinhedos especiais chamados Grosse Lage, uma espécie de Grand Cru alemão. 

Vinhedos nas encostas e nas margens do rio Mosel, na Alemanha, região de uvas brancas

 

Veja abaixo os brancos da região do Mosel degustados por ADEGA:

 

Vinho Alemanha branco Mosel Região Riesling QmP Mosel Saar Ruwer