Mesmo com cenário de crise econômica, setor segue em constante crescimento no Brasil
Redação Publicado em 08/10/2019, às 13h00
Mercado de vinhos segue em alta no Brasil
Entre os dias 15 e 17 de outubro, São Paulo será sede de um grande encontro do universo do vinho. Totalmente dedicado aos profissionais da área, a primeira edição da Provino - Feira Profissional de Vinhos e Destilados, conta com a participação de inúmeros importadores, exportadores, produtores e comerciantes de bebidas.
Hoje o consumo de vinhos e destilados chega a ser aproximadamente 3 bilhões de litros por ano e um CAGR de 7% previsto para os próximos 5 anos. Por conta disso, a América Latina é um mercado em ascensão, com forte demanda por variedade de bebidas de qualidade. De acordo com o executivo Rico Azeredo, da Emme Brasil, uma das organizadoras da Provino, é um dos poucos setores que, apesar da crise, manteve crescimento no Brasil.
+ Plataforma online facilita compra e venda no mercado de vinho
+ Guia Adega de Vinhos do Brasil será lançado na Provino 2019/2020
+ Fórum Provino discute venda de vinhos, consumo e impacto político no setor
A feira surge então, para fomentar o segmento vitivinícola na América Latina e para fortalecer o contato entre profissionais do Brasil e de diversos países. Além de fazer negócio com nomes do mercado internacional, os participantes aprimoram seus conhecimentos e expandem seu network. Espera-se que o evento receba cerca 250 marcas expositoras e 10 mil visitantes. Profissionais da Colômbia, Peru, México e Panamá já estão confirmados na feira.
Os importadores chegam ao Brasil para realizar palestras e debates sobre temas práticos do ramo, como venda de vinhos e destilados e negociações. O Fórum Provino por exemplo, será palco de diferentes discussões que interessam o profissional do setor.
“O Brasil é um mercado promissor e ainda com ampla possibilidade de desenvolvimento, já que 50% dos vinhos importados na América Latina passam pelo País, o que o torna um expressivo centro de negócios”, resume Rico.
Segundo dados da Ideal Consultoria, nos últimos 7 anos a importação de vinhos e espumantes no Brasil aumentou 55% em volume atingindo 12.880 milhões de caixas e 27% em valor (FOB em dólares) ultrapassando US$ 368.607 milhões de dólares.
A Provino 2019 tem como objetivo reforçar a potência do mercado de vinhos e destilados da América Latina e contribuir para o desenvolvimento dos profissionais da área.
Vale lembrar que primeira edição da Provino acontece entre os dias 15 e 17 deste mês, na Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento é exclusivo para os profissionais do vinho.
Para realizar a inscrição, basta acessar o site:
+ Gigantes da ProWein estão de olho no Brasil
+ A Master of Wine Lydia Harrison vem a São Paulo para a Provino