Lista da revista TIME passa a incluir líderes em causas climáticas e Miguel A. Torres é um deles
Silvia Mascella Rosa Publicado em 17/11/2023, às 10h50
Todos os anos a revista TIME publica a lista da pessoas mais influentes no mundo. Na edição de 2023 ela passa a incluir os líderes que estão comprometidos em ações efetivas para combater as mudanças climáticas, a TIME 100 Climate.
Dentro dessa lista inaugural está apenas uma personalidade do mundo vitivinícola, o presidente do grupo vinícola Família Torres, Miguel A. Torres. Aos 82 anos, Miguel Torres declarou à TIME que acredita que precisamos parar de depender de combustíveis fósseis e que a cooperação é a chave para descarbonizar a atividade das vinícolas.
LEIA TAMBÉM: Conheça a história da Familia Torres
A equipe da revista TIME passou meses pesquisando e verificando as ações de vários setores considerados cruciais nas questões do clima, como geração de energia, preservação da natureza, cultura e saúde. Foram levadas em consideração as ações reais e mensuráveis de pessoas que conseguiram progressos significativos na luta contra as mudanças climáticas em suas empresas.
Miguel A. Torres e sua empresa Familia Torres poderiam estar nessa lista (se ela existisse antes) há muito anos, uma vez que ele lançou em 2008 um programa de ações climáticas, o Torres & Earth, para adaptar as empresas do grupo às mudanças climáticas e minimizar o impacto das atividades reduzindo as pegadas de carbono.
Até 2022 a empresa já havia alcançado 36% na diminuição direta e indireta da emissão de CO2 por garrafa, comparado a 2008. A meta é de zerar as emissões até 2040. A empresa tem raízes seculares na região do Penedès na Espanha e sua fundação data de 1870. Atualmente a Torres possui vinícolas e vinhedos em várias regiões da Espanha e na Califórnia, além de ter sido a primeira vinícola estrangeira e se estabelecer no Chile, em 1979.
A lista completa do 100 mais influentes estará na edição impressa da revista em dezembro, mas já pode ser consultada online. A escolha dos 100 mais influentes - edição CLIMA