Os incríveis benefícios do Azeite de Oliva: Da culinária à rotina de beleza

Descubra como o Azeite de Oliva pode melhorar sua saúde, pele e cabelos

Marusia Gomez Publicado em 18/07/2024, às 15h00

-

O azeite é um óleo saudável extraído da azeitona, que promove diversos benefícios para a saúde, como prevenir doenças cardiovasculares e diminuir o risco de doenças inflamatórias crônicas.

Pensamos no azeite de oliva, na grande maioria das vezes, apenas para fins culinários, mas ele pode nos proporcionar muito mais do que isso e vale incluí-lo em nossa rotina de beleza e cuidados.

LEIA TAMBÉM: É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?

Essa forma de usar o azeite de oliva não é novidade. Há milênios, as pessoas incluem o “ouro líquido”, como era chamado no Mediterrâneo, em seus banhos e limpeza de rosto. Na Grécia antiga, era costume untar o corpo com azeite para purificar a pele. Os romanos também incorporaram esse hábito, assim como os egípcios. A famosa Cleópatra, rainha do Nilo, conhecida por sua beleza e sensualidade, era fã e usava azeite em abundância para cuidar de sua pele.

Segundo historiadores, esse era um dos segredos de Cleópatra, que até hoje é referência em feminilidade e vaidade. Ela embalsamava seu corpo e cabelos para mantê-los hidratados. Também há registros de que ela usufruía de uma mistura de azeite e ervas aromáticas como um creme perfumado, aplicando-o em lugares estratégicos (como pescoço e colo) para seduzir.

LEIA TAMBÉM: Azeite Virgem ou Extravirgem? Descubra qual o melhor e não caia em falsificações

Hoje, a ciência comprova o que os povos do Mediterrâneo já sabiam há muito tempo: o consumo de azeite traz uma série de benefícios ao nosso organismo. Entre as propriedades existentes no azeite, podemos destacar: gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além disso, possui substâncias antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Essas substâncias são famosas por suas ações emolientes (retentoras da umidade natural da pele) e antioxidantes. Além delas, o azeite tem diversos outros biofenóis, dentre eles o oleocantal, que também desempenham um importante papel nas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas encontradas no azeite de oliva.

LEIA TAMBÉM: Vinho e pizza: guia completo com harmonizações ideais para 32 sabores

“Uma das primeiras coisas que pensamos quando se fala em skincare é minimizar o envelhecimento da pele, o qual traz danos estruturais e funcionais, fazendo com que ela perca elasticidade, fique mais fina e perca a capacidade de combater e reparar esses danos”, explica a dermatologista Paula Barreto, da Clínica Barreto Afirma. 

E o melhor: todas essas substâncias agem tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora! Ou seja, além de ser um alimento funcional, com inúmeros benefícios ao corpo quando ingerido, o azeite também é conhecido por ser um excelente ingrediente de uso cosmético, principalmente na rotina de cuidados com a pele, conhecida como skincare. 

“Os ácidos graxos que compõem o azeite têm um perfil lipídico muito similar ao da nossa cútis, além da riqueza em antioxidantes, fazendo do seu uso uma forma natural e hipoalergênica de estimular a regeneração celular e a deposição de colágeno, o que reduz o tempo necessário para a regeneração da pele danificada”, completa Barreto.

Vejam algumas dicas de usar o azeite em suas rotinas diárias de beleza:

Azeite Grécia Mediterrâneo Pele skin care Cleópatra