Os melhores vinhos Chianti para celebrar com os italianos

Mesmo com cautela, italianos celebram o aumento das vendas de Chianti neste ano

Silvia Mascella Publicado em 20/02/2024, às 08h00

Colinas de Chianti, na Toscana, Itália - (c) Pixabay

Os produtores do Consorzio Vino Chianti, um dos ícones da Itália, começam o ano de 2024 com uma boa notícia: as vendas de janeiro de 2024 subiram 21% em relação a janeiro de 2023. "Começamos com o pé direito, o importante agora é manter o ritmo", afirmou Marco Alessandro Bani, diretor do Consorzio em entrevista à agência italiana de notícias ANSA.

Assim como quase todos os países europeus, a preocupação com a queda nas vendas, no consumo e com os estoques mais abastecidos do que o normal, têm sido uma constante na vida dos produtores e vendedores. Como já noticiamos aqui (veja o link abaixo) o Brasil foi um dos poucos países a crescer na importação de vinhos.

 LEIA TAMBÉM: Mercado de Vinhos: 2023 foi de fortes emoções

"É verdade que para perceber realmente para onde caminha o mercado, precisaremos ainda de alguns meses, mas os dados preliminares nos apontam um aumento de vendas e, principalmente, um aumento no preço médio de vendas, da ordem de 5-6%", explicou Marco Bani. Ele ainda informou que, olhando os dados de 2023, as vendas de vinhos Chianti foram de 3 milhões de garrafas a mais do que em 2019 e que os grandes distribuidores representam um dos principais canais de  venda da denominação de origem de Chianti. Assim, os números iniciais fazem com que o Consorzio da região olhe para o futuro com um olhar positivo.

Entre algumas das paisagens mais belas da Itália, as colinas entre as cidades de Florença e Siena abrigam a zona do Gallo Nero, o símbolo de Chianti e formam a primeira região delimitada do mundo (em 1716), mesmo que a primeira região regulamentada tenha sido a do Porto. Os Chianti têm como base a uva Sangiovese, mas pequenas porcentagens de outras uvas entram em alguns vinhos. ADEGA sempre degusta Chianti e você pode ver abaixo os melhores vinhos degustados pela equipe.

Vinho Itália Exportação Venda Comércio Sangiovese Chianti