Os melhores vinhos dos EUA e sua breve história

Vinhos dos EUA já foram protagonistas de uma revolução que influenciou a vitivinicultura do mundo todo, conheça seus melhores vinhos e aprecie a breve história

Eduardo Milan Publicado em 19/03/2012, às 11h59 - Atualizado em 09/01/2024, às 15h00

A relação da América do Norte - e, consequentemente, dos Estados Unidos - com a uva vêm desde os primórdios. Quando os nórdicos desembarcaram no continente, depararam-se com uma profusão de vinhas selvagens, que cresciam com tamanho vigor, a ponto de fazê-los batizar a terra recém-descoberta de "Vinland".

Bem mais tarde, imigrantes britânicos, holandeses e franceses tentaram, sem sucesso, plantar vinhedos na costa leste. Entretanto, somente na primeira metade do século XIX imigrantes alemães de Ohio ergueram a vitivinicultura, com base nas vinhas nativas do continente.

LEIA TAMBÉM: As variações do Chablis e os melhores rótulos degustados por ADEGA

American viticultural áreas - AVA
As AVAs são definidas pelo Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau - TTB a pedido de produtores e outros interessados. Uma série de fatores e requisitos são analisados entes de sua aprovação. Em 2010 havia aproximadamente 200 AVAs registradas, distribuídas por todo o país, estando a maior parte delas na Califórnia.
Califórnia...................................................112
Oregon........................................................12
Washington...................................................9
Norte do Pacífico,..........................................4
Abangendo mais de um Estado
Nova York..................................................8
Virgínia.........................................................5
Outros Estados da Costa Leste......................16
Texas............................................................8
Michigan.......................................................4
Outros Estados americanos...........................22

Como tudo o que se refere aos Estados Unidos, a indústria do vinho é ampla. Atualmente, encontram-se vinhedos, de maior ou menor importância, em todos os 50 estados norte-americanos. Há desde vinhas europeias fixadas em porta-enxertos de plantas americanas até áreas de variedades de Vitis vinifera americanas, desenvolvidas das vinhas selvagens originalmente encontradas no país, e mesmo mudas híbridas.

Nos últimos 50 anos, a produção de vinhos aumentou de forma vasta. O país é o quarto maior produtor do mundo, tendo ultrapassado a Argentina no início dos anos 1990. E apenas na Itália, França e Espanha, na ordem, existem mais vinhas do que lá. As exportações também aumentaram e o consumo per capita é de aproximadamente 13,9 litros/ano. Atualmente são mais de 420.000 hectares plantados dentro do American Viticultural Areas.

LEIA TAMBÉM: Pé na areia (ou na cachoeira) e vinho na lata!

Embora as vinhas estejam distribuídas por todo o país, é na Califórnia, Washington, Oregon e Nova York que estão os principais centros da vitivinicultura. De fato, esses estados produzem vinhos que podem rivalizar em qualidade com os melhores do mundo. Apesar de poucos rótulos virem para o Brasil, os poucos que vêm, apesar do preço, são, em geral, de muito boa qualidade.

Vinho Espanha França Vinho tinto Califórnia Itália eua American Viticultural Areas vinicultura