Valorizando arquitetura e design, a italiana Petra se impõe no meio da deslumbrante paisagem da Toscana
Felipe de Queiroz Publicado em 01/08/2019, às 13h00 - Atualizado às 13h58
Desenho arquitetônico da Petra lembra o estilo das casas toscanas, mas a escadaria sugere um templo asteca
Há não muito tempo, as vinícolas serviam apenas ao propósito de produzir vinhos, ignorando – mesmo as mais renomadas – aspectos como arquitetura e design. As garrafas de vinhos saíam quase sempre de simples galpões, meras construções utilitárias.
Desde o fim da década de 1990, contudo, um novo conceito passou a vigorar e muitos produtores deixaram de olhar apenas para a utilidade de suas bodegas e passaram a investir também na estética das vinícolas, criando, além de belos vinhos, obras-primas da arquitetura.
Leia mais:
+ Vinhos de Ilha de Elba, na Toscana
+ Toscana: um roteiro enogastronômico
+ O melhor do vinho italiano em Piemonte e Toscana
Uma das que aderiram aos novos tempos é a Petra (que significa pedra, em português). Localizada em Suverretto, na Toscana, região centro-oeste da Itália, ela possui um design dos mais arrojados e é um dos ícones da onda de modernidade que quebra tabus em um mundo tão tradicionalista como o do vinho.
Como resultado do olhar visionário de Botta, vê-se um prédio de estrutura circular, com um cilindro que acompanha a inclinação do terreno. À frente, uma escadaria imponente faz a construção lembrar um altar asteca. Ela parece uma “grande flor”, que desabrocha na direção dos vinhedos. Por dentro, a construção também obedece os preceitos da modernidade, evitando formas quadradas.
O bom gosto e a beleza de algumas vinícolas as têm transformado em destinos turísticos. Inserida na Toscana, terra de cultura milenar e beleza ímpar, a Petra não é uma exceção. Contudo, não deixa de ser curioso que, em um dos mais belos pedaços de terra do mundo, uma vinícola, graças a seu design e arquitetura que se integra à paisagem natural, torne-se uma das atrações principais.
Veja também:
+ Acompanhe as notícias da Toscana
+ Vinhos da Toscana avaliados pela ADEGA
+ Para mais notícias sobre vinhos assine a Revista ADEGA
Na Petra, a ideia principal do projeto foi criar uma construção de vanguarda, “mas que lembrasse o estilo das antigas casas de campo da Toscana, em que os vinhedos são parte importante em todo projeto arquitetônico”, explica Mario Botta, arquiteto da vinícola italiana.