Apesar da crise gerada pela pandemia as vendas de Prosecco bateram recorde em 2020
André De Fraia Publicado em 13/01/2021, às 10h30
Vinhedo na região de Prosecco DOC em Treviso na Itália
Pela primeira vez a DOC Prosecco superou a marca de 500 milhões de garrafas vendidas em um ano, um aumento de cerca de 14 milhões de garrafas em relação ao ano de 2019.
O Consorzio Tutela Prosecco DOC, órgão responsável por gerir a indicação geográfica, coloca dois pontos como principais, primeiro o lançamento da versão rosé do espumante que teve uma produção de cerca de 16 milhões de garrafas, e segundo o aumento das compras on-line, o que possibilitou que o Prosecco atingisse mais clientes.
“Este é um marco histórico para nós”, destaca Stefano Zanette, presidente do Consorzio Tutela Prosecco DOC. A região ainda enfrenta grandes desafios como a insistência de produtores de outras regiões em não respeitar a nomenclatura Prosecco DOC e a consolidação dos espumantes da região nos principais mercados mundiais.
O futuro do Prosecco DOC, segundo Zanette, passa por elevar o patamar médio de qualidade do produto e trabalhar mais próximo dos produtores, fazendo com que todos se sintam mais parte da DOC.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui