Região de Castilla-La Mancha ganha nova DOP - Campos de Calatrava

Espanha tem a mais nova DOP registrada, em Castilla-La Mancha: Campos de Calatrava

Silvia Mascella Publicado em 27/02/2024, às 08h00

Vinhateiros e autoridades celebram a criação da nova DOP Campos de Calatrava, na Espanha -

O pedido de inscrição da mais nova DOP (Denominação de Origem Protegida) espanhola, apresentado pela Associação para a Promoção do Vinho Campo de Calatrava em novembro de 2021, foi aceito pela Comunidade Econômica Européia na semana passada e já foi publicado no Diário Oficial da União.

A DOP Campo de Calatrava tem em sua zona geográfica 16 municípios pertencentes à província de Ciudad Real (no centro sul da Espanha, no maciço Ibérico), a pouco mais de 200 km ao sul de Madrid. A nova DOP é a de número 22 entre as registradas na grande região vitivinícola de Castilla-La Mancha.

LEIA TAMBÉM: Dicas de vinhos de La Mancha, a maior DO do mundo

A região demarcada tem altitudes entre 700 e 900 metros acima do nível do mar, solo de origem vulcânica com alto conteúdo de níquel. Os vinhos aprovados para a denominação são de variados estilos: brancos, rosés, tintos, espumantes e doces naturais, incluindo vinhos secos, demi-sec e doces.

São 13 mil hectares de vinhedos e as uvas permitidas na DOP são as tintas Cencibel (Tempranillo), Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Bobal, Petit Verdot, Cabernet Franc, Graciano, Garnacha  e Malbec. Entre as brancas permitidas estão a Airen, Macabeo, Verdejo, Chardonnay, Muscat a Petit Grain, Sauvignon Blanc, Riesling, Moscatel de Alexandria, Gewürztraminer, Viognier e Albariño.

LEIA TAMBÉM: Como ler os rótulos dos vinhos espanhóis

A associação de produtores, que possui seis vinícolas (Bodegas Naranjo, Quinta de Aves, Bodegas Reconquista, Encomienda de Cervera, Oleovinícola del Campo de Calatrava de Bolaños e Cooperativa Nuestra Señora de las Nieves de Almagro) vê a aprovação como uma oportunidade de alcançar novos mercados, reforçar o enoturismo e, através do grupo 'Calatrava Sabor', organizar eventos culturais, vinculando o vinho às ações de promoção de toda a região.

Com essa nova denominação de Origem, inscrita no registro da "União Européia de Denominações de Origem Protegidas e Indicações Geográficas Protegidas", a Espanha passa a ter 102 zonas com territórios protegidos para a produção de vinhos. A DOP Campo de Calatrava já existe para a produção de azeite de oliva e agora recebe a proteção também para os vinhos. Veja abaixo uma seleção de grandes vinhos espanhóis degustados por ADEGA.

Vinho Espanha Uvas Denominação de Origem La Mancha Produtores Madrid União Européia Campos de Calatrava