Alta demanda global por vinhos brancos levou os produtores do Rioja ampliar a produção de viura em quase 50% desde 2015
Redação Publicado em 09/02/2023, às 12h15
Com a elevada demanda por vinhos brancos, rosé e espumantes, em detrimento dos tintos, a região de Rioja, na Espanha, continua ampliando suas áreas plantadas com variedades brancas, que cresceu quase 50% desde 2015.
Segundo dados do Rioja Consejo Regulador, os vinhos brancos representaram 9,72% do volume total em 2021, em comparação com apenas 5% em 2012.
O movimento em busca de maiores áreas de uvas brancas está ocorrendo em toda a Europa, em alguns casos, como o Vale do Rhône, o objetivo será dobrar a produção na região, atendendo assim a alta demanda global.
No Rioja alguns produtores avaliam substituir suas vinhas de Tempranillo por variedades brancas, em especial a Viura. Em alguns casos a produção de vinhos brancos se tornou prioridade, valorizando as vendas internacionais.
O movimento em uma década contraria o mercado existente em meados de 2010, quando os tintos tinham ampla participação no mercado mundial e as variedades brancas eram consideradas um nicho quase em extinção, em especial na Rioja. Atualmente diversos produtores buscam vinhas de qualidade e disponíveis para aumentar ainda mais sua produção de vinhos brancos, em um movimento que deverá manter forte crescimento pelos próximos anos.