Fogo

Fogo destrói vinhedos antigos no Itata e Bio Bio, no Chile

Grande incendio no Chile atingiu vinhedos históricos nas regiões do Itata e Bio Bio

Reprodução Mídias Sociais
Reprodução Mídias Sociais

por Redação

Um grave incêndio atingiu o Vale Itata, no Chile, considerado uma das regiões mais importantes da viticultura sul-americana.

Embora não confirmado, estimativas falam em 40.000 hectares de area atingida pelo fogo. A maior parte das vinhas atingidas são antigas e consideradas uma das mais importantes da região, responsáveis por grandes rótulos.

O desastre está sendk comparado ao incêndio de 2017, no Vale do Maule. Produtores como Leonardo Erazo, um dos principais nomes do renascimento do Itata, pode ter perdido a maior parte de suas vinhas antigas. 

"A notícia é dramática. Já se fala que o incêndio queimou mais de 40.000 hectares, principalmente pinhais, mas as vinhas também sofreram. O epicentro do incêndio é o Vale do Itata e, embora ainda não haja números oficiais, os estragos em vinhas velhas são imensos", contou para ADEGA Patricio Tapia. "Produtores como Leonardo Erazo, um dos principais nomes do renascimento de Itata, perderam quase todas as suas vinhas velhas. Noventa por cento no caso de Ertazo. Um desastre comparável aos grandes incêndios de 2017 no Vale do Maule".

O Vale do Itata e Bio Bio, extremo sul do Chile, é onde se encontram alguns dos vinhedos mais antigos do país, que chegaram em meados do século 19, em especial as primeiras castas francesa. Ao longo de várias décadas os vinhedos foram destinados sobretudo a produção de vinhos populares, mas nos últimos anos houve uma forte presença de investimentos para aproveitar o potencial da região.

palavras chave

Notícias relacionadas