Em um dos países mais ao norte do globo, pesquisadores avaliam os custos de fazer um vinho do frio
Redação Publicado em 22/08/2013, às 10h00 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04
Um estudo da faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Sueca, publicado no mês passado, analisou a viabilidade econômica da produção de vinhos no país.
O estudo foi feito, de acordo com os pesquisadores, diante do crescente interesse dos suecos no plantio de uvas viníferas e na construção de vinícolas no país.
A Master of Wine inglesa Jancis Robinson, fez uma degustação de um IceWine 2009 da marca Blaxsta, feito com a uva Vidal, cultivada a 50 quilómetros de Estocolmo e contou, eu seu site, que começa a considerar colocar na oitava edição de seu Atlas Mundial do Vinho a Escandinávia e os países do nordeste europeu.
Em contrapartida, o estudo da universidade sueca aponta que atualmente os custos para a produção de vinhos no país ainda são muito altos, com um montante necessário de € 730.000 para a produção anual de 1.800 L por hectare. Segundo eles esse investimento teria retorno apenas depois de seis anos, com cada litro de vinho sendo vendida a € 37,5. A conclusão é que, para o momento, fazer vinho na Suécia só é economicamente viável se o mercado de alta gama for o objetivo do produtor.