Maior exportador do mundo, o vinho italiano está em todos os lugares, mas os melhores até 150 reais estão aqui nesta lista
Sílvia Mascella Publicado em 24/04/2024, às 08h00
Um relatório recente do OeMV (Observatório Espanhol do Mercado de Vinho), com base nos dados de exportações de vários países revelou que, em 2023, a Itália seguiu sendo o maior exportador mundial de vinhos em volume, alcançando os 2.121 milhões de litros no ano passado. É uma ligeira diminuição em relação a 2022 (0,8%), mas que mantêm a Itália no topo da lista.
A disputa entre os três maiores (produtores e exportadores) Itália, França e Espanha se dá no volume e no valor das exportações e para esse último item a liderança ainda é da França, que domina o ranking por conta do preço médio por litro mais alto que o da Itália e da Espanha.
LEIA TAMBÉM: Trem Oriente Express levará turistas para vinícolas na Itália
A Itália enviou seus vinhos para 183 mercados diferentes ao redor do globo em 2023. E apesar de um dos principais países compradores, os Estados Unidos, ter tido uma menor participação no ano passado (-5% em relação a 2022), a Alemanha (país que mais compra vinhos da Itália) não apenas manteve sua posição em volume como também mostrou o maior crescimento entre os dez principais destinos de vinhos italianos, seguida da França.
A Itália tem muito para oferecer em variados estilos, produzidos de norte a sul do país e também nas ilhas, como a Sicília. Junte-se a isso o fato de que os valores são bastante variados e é possível escolher vinhos mais acessíveis até de regiões muito famosas como a Toscana e o Piemonte. Por isso nós preparamos a lista abaixo, com 85 rótulos italianos que custam até 150 reais e com altas pontuações em variados estilos. Brancos da Sardenha e do Friuli, tintos da Toscana (inclusive Chianti e Rosso), espumantes do Vêneto, rosés do Trentino e da Puglia, vinhos modernos do Abruzzo e tradicionais do Piemonte. É só abrir a lista e conhecer muitas novidades!