Viticultura de precisão

A produção de vinho tem se modernizado ao longo dos séculos e a chamada “viticultura de precisão” levanta debates

Redação Publicado em 02/02/2024, às 18h00

-

A produção de vinho tem se modernizado ao longo dos séculos, evoluindo conforme a humanidade prospera. Hoje, sensores e drones estão presentes em diferentes vinhedos. Diante dessa nova realidade, alguns se perguntam se a chamada “viticultura de precisão” afeta a “essência” do vinho? Eis nossa questão.

Máquinas de seleção, robôs de colheita, sensores climáticos, drones e outras tantas tecnologias fazem parte da rotina de vinícolas de todo o planeta. Estaria o mundo do vinho, com isso, perdendo sua “essência”? Em um momento em que todos valorizam o mote da “mínima intervenção”, estaria a viticultura de precisão indo no sentido contrário?

Clique abaixo e conheça mais sobre o tema no podcast da Revista ADEGA

Quando se fala em viticultura de precisão, entende-se que os vinhedos, mesmo os pequenos, representam um universo, um conjunto de microparcelas, uma singularidade de videiras... Ocorre que, para analisar todas essas singularidades, podem ser empregadas diversas técnicas e tecnologias.

E a viticultura de precisão visa à maximização do potencial agronômico em termos de produtividade e qualidade das produções, ao mesmo tempo que aumenta sua sustentabilidade ambiental.

Vinho Viticultura ADEGA Vinícola Podcast drone Revista