Pesquisa francesa indica que os rótulos tradicionais ainda vendem mais
Silvia Mascella Rosa Publicado em 26/11/2023, às 16h30
Temos certeza que você já comprou um livro por conta da capa e do título. E que também já ouviu a frase:" Não se julga o livro pela capa". Mas quem nunca? E atire a primeira rolha aquele que nunca comprou um vinho diferente pois o rótulo chamou a atenção na prateleira.
Numa era em que a imagem reina soberana, um grupo de produtores franceses independentes (Vignerons Indépendents) encomendaram uma pesquisa da OpinionWay (empresa francesa de pesquisa de mercado e comunicação), para saber quão importante é o design do rótulo para os compradores de vinho.
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É preciso levar em conta que o público que respondeu a pesquisa (ela foi feita apenas na França) está num dos países que mais produz e consome vinhos, assim os resultados podem não se aplicar a outros mercados. Mas o primeiro dado talvez funcione para muita gente: para 69% dos entrevistados o rótulo é um critério de muita importância na escolha de um vinho, independentemente do sexo, idade ou classe econômica.
Mas o dado mais interessante é que os rótulos humorísticos ou muito artísticos e alternativos, chamam menos atenção do que se o esperado. Apenas 13% das pessoas gostam mais deles. Para 75% dos entrevistados as etiquetas com imagens da vinícola, nome completo ou que façam menção à ela são as preferidas.
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No entanto, esses dados precisam ser vistos num recorte por idade: 82% dos consumidores mais velhos e mais regulares de vinhos buscam rótulos mais tradicionais, enquanto que na faixa etária dos 18-24 anos, os consumidores são mais impactados por uma foto do enólogo, um rótulo engraçado ou artístico.
Quando o assunto é preço, para gastar mais de 20 euros (por volta de 110 reais) 62% dos entrevistados - sem levar a idade em consideração - preferem rótulos mais tradicionais. Quando o valor da garrafa fica entre 5 e 10 euros , as pessoas se arriscam mais, até mesmo os consumidores regulares.
Por fim, um dado que alenta aos criadores de rótulos. A pesquisa dividiu também os entrevistados por grupos e um deles, denominado Vinovadores é composto por homens, em geral casados e com ao menos um filho, que se consideram conhecedores e bebem vinho várias vezes por semana. Para esse grupo a seriedade dos rótulos é importante (para 71%), mas eles não deixam de notar e de comprar rótulos criativos (para 93% esses são os preferidos).