Mundovino - Veuve clicquot

2004

Veuve Clicquot traz o chef de cave Dominique Demarville para o lançamento da histórica safra 2004

por Redação

Celso Pilati
A safra 2004 certamente vai entrar para os anais de Champagne. O clima do tempo anterior à colheita, em fins de setembro daquele ano, proporcionou uvas excepcionalmente sadias e uma maturação excelente. Diante disso, os produtores da região fizeram seus Vintage, que estão alcançando o mercado recentemente.

Uma das maisons mais tradicionais de Champagne, a Veuve Clicquot não poderia ficar para trás e também está colocando seus vinhos dessa safra especial nas prateleiras. Dominique Demarville - apenas o 10o chef de cave da casa - veio ao Brasil para apresentar o 64o Vintage em 240 anos de história da marca da viúva mais famosa da França.

O lançamento em São Paulo ocorreu no restaurante Clos de Tapas, com um menu de almoço estudado pelos chefs Ligia Karazawa e Raul Jimenez Garcia. Durante o evento, Demarville discorreu sobre a safra 2004 e sua importância (e elegância), apontando, principalmente, para o potencial de guarda desses novos Champagne. Ele apresentou o top da casa, o La Grande Dame e os Vintage Blanc e Rosé da safra "atual", além de suas safras antecedentes (2002 para os Vintage e 1998 para La Grande Dame).

Demarville também esteve em Curitiba, no restaurante Durski, onde, além de apresentar a nova safra, coordenou a degustação de duas Cuvées raras, datadas de 1980 e 1990.

Em ambos os eventos, desde a entrada até a sobremesa, todos os pratos foram acompanhados com os vinhos da Veuve Clicquot, provando a versatilidade dos Champagnes na gastronomia. ADEGA degustou os espumantes e traz a avaliação das duas últimas safras do vinho top da marca.

VINHOS AVALIADOS

La Grande Dame Brut 2004 - R$ 670 - 94 pontos
La Grande Dame Brut 1998 - R$ 670 - 94 pontos

palavras chave

Notícias relacionadas