Mundovino

20ª Avaliação Nacional

por Redação

Evento reuniu 850 pessoas e terminou com samba

Desde 1993, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) promove um evento anual de avaliação dos vinhos brasileiros, que serve como parâmetro para a evolução dos vinhos nacionais. A 20ª edição Avaliação Nacional de Vinhos, ocorrida em 29 de setembro, foi cercada de grandes expectativas, já que a safra 2012 foi considerada uma das melhores das história do Brasil pelos enólogos no começo deste ano. Dessa forma, o evento quebrou alguns recordes e contou com 850 pessoas, representando 20 estados brasileiros e sete países.

Foram 387 amostras inscritas, que chegaram ao laboratório de análise sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, e vieram de 70 vinícolas brasileiras, de sete estados. 120 especialistas analisaram os vinhos, entre os dias 10 e 31 de agosto, até escolherem os mais representativos do Brasil, 30% deles. Em seguida, desses 118 rótulos, 16 foram selecionados e degustados no dia 29 de setembro durante a Avaliação Nacional (um dado: foram abertas 1.440 garrafas de vinho, 90 de cada amostra escolhida). Neste ano, todas as 16 amostras selecionadas vieram do Rio Grande do Sul.

fotos: Gilmar Gomes

Durante a degustação, cada vinho foi comentado por um especialista convidado. ADEGA esteve presente com a editora de vinhos, Sílvia Mascella Rosa, que recebeu uma das principais honrarias relacionadas ao vinho nacional, o troféu Amigo do Vinho, por sua contribuição para a divulgação do bom trabalho dos produtores brasileiros. Sílvia, profunda conhecedora dos rótulos nacionais, é responsável pela seção “Terroir Brasil” em ADEGA e uma das coordenadoras do Guia ADEGA – Vinhos do Brasil. “Continuem fazendo história que eu vou continuar contanto”, foi seu recado ao final do agradecimento.

No mesmo evento, o engenheiro agrônomo Jaime Lovatel recebeu o troféu Vitis Enológico. Além disso, a ABE prestou tributo a seu ex-presidente, o enólogo Cleber Andrade (falecido no começo deste ano), instituindo o Troféu Vitis (in memorian), que foi entregue à família. Para finalizar a ocasião, passistas, o mestre-sala e a porta-bandeira da Vai-Vai, escola de samba paulistana – que em 2013 vai usar o tema do vinho brasileiro em seu samba-enredo –, batucaram no pavilhão do Parque de Eventos de Bento Gonçalves em uma grande celebração.

palavras chave

Notícias relacionadas