por Redação
"BELEZA ARQUITETÔNICA
Parabéns pela última edição de ADEGA. Atualmente são tantas as vinícolas que investem em design tanto dos produtos quanto das bodegas. Fiquei maravilhado em ver alguns projetos que não conhecia. Gosto muito de conhecer vinícolas. Já viajei para algumas regiões vitivinícolas do Chile e da Argentina e posso dizer que é especial apreciar os vinhos de algumas bodegas estando envolto pela natureza do local e pela suntuosidade de alguns edifícios. A beleza certamente enriquece a experiência de se beber um vinho nesses lugares especiais.
Daniel Castro"
VINHOS DO GELO Gostaria de parabenizálos pela excelente fonte de informações sobre essa maravilhosa bebida que é o vinho. Aproveitando a oportunidade, venho sugerir uma matéria sobre os Icewines - vinhos de sobremesa normalmente produzidos em países frios, e que o Brasil está prestes a lançar um no mercado. Como sou de Fortaleza e não tenho acesso a ele, gostaria de informações sobre como está o processo de produção dessa linha de vinhos inovadora no nosso País. Renato Brasil Renato, o lançamento do Icewine da Vinícola Pericó, em Santa Catarina, está marcado para este segundo semestre. | FRISANTE Erico Tachizawa |
BORDEAUX, PARIS, LONDRES
Adoro a revista ADEGA e compro todos os exemplares. Por intermédio dela adquiro conhecimentos extras do mundo do vinho, contudo acredito que Bordeaux não fica mais próximo de Londres do que de Paris, como foi dito na edição 57, na página 29. A diferença fica em torno de 500 quilômetros com vantagem para a capital francesa.
Leonardo Bizinoto
Leonardo, realmente, foi um lapso. A informação não está correta. Paris fica a cerca de 340 km de Londres e Bordeaux fica a cerca de 740.
#Q#
TRAFALGAR
Ao ver a matéria sobre o almirante Horatio Nelson e suas proezas, logo lembrei-me das pinturas de William Turner, que fez quadros memoráveis com o tema do mar e um dos seus motivos foi a batalha de Trafalgar, que vocês retrataram com uma obra de William Clarkson Stanfield (uma das mais notáveis de sua carreira). Contudo, amante da pintura como sou, logo lembrei-me dos quadros de Turner, que aprecio tanto.
Flávio Juarez
ERRATA
Na edição anterior, de número 58, o vinho "Protos Verdejo 2008", da importadora Península, saiu com a pontuação errada na seção CAVE, na página 87. A real pontuação do vinho, dada pela editora de vinhos, Sílvia Mascella Rosa, é 90 pontos e não 85 como foi vinculado. Na mesma edição, o vinho "Cabeça de Toiro Reserva 2005" saiu com preço errado. O valor médio para consumidor final é de R$ 42 e não de R$ 31, como está publicado. Lamentamos os equívocos. As correções estão feita no site de avaliações de vinhos de www.OMelhorVinho.com.br