Adega nos restaurantes

Leopoldina


Luna Garcia

Sempre preocupada em trazer informações pertinentes e bons serviços aos seus enófilos leitores, a partir desta edição, ADEGA traz avaliações de restaurantes das principais metrópoles do Brasil sob a ótica do vinho. Que vinho e comida atingem seu apogeu quando andam de mãos dadas é inquestionável. Além disso, sabe-se que toda refeição, definitivamente, pode se tornar especial quando a bebida encontra seu espaço à mesa.

Neste dia-a-dia urbanizado e atribulado que se vive, o local sagrado das refeições ganha novos limites, ultrapassando as fronteiras das casas e conquistando espaço nos restaurantes. Para nós de ADEGA, e certamente para nossos leitores, o restaurante é escolhido fundamentalmente em função do vinho.

Assim, a partir de agora, na revista impressa e na internet, traremos estabelecimentos avaliados sob medida para aqueles que escolhem um restaurante baseado na boa atenção dada aos vinhos, obviamente conjugada à boa gastronomia - tanto para o dia-a-dia quanto em ocasiões mais especiais. Isso sem falar na busca da harmonização e cuidado especial para aquela jóia que guardamos em nossas adegas até a data propícia.

Os critérios

A fim de atingir o máximo de objetividade, nossos critérios de avaliação começam, como não poderia deixar de ser, pela carta de vinhos - no que tange a seleção de fermentados, sua organização, adequação ao menu e preço.

A isso soma-se o importante papel do sommelier na garantia da qualidade do serviço e aconselhamento. Os investimentos em boas taças e na conservação do vinho também são considerados, bem como a existência de opções de vinho em taça e as boas vindas a quem quer levar seu vinho especial e pagar taxa de rolha.

Pontuação e indicação

Cada item é avaliado de 1 a 5 estrelas e a nota final é dada por média ponderada pelo peso dedicado a cada aspecto comentado acima. É importante frisar que este espaço pretende se constituir de indicações a nossos leitores de bons restaurantes que dão atenção ao vinho, estimular mais estabelecimentos a investir no cuidado com os consumidores que valorizam esta bebida em suas refeições e, através de críticas construtivas, apontar oportunidades de melhoria.

Solicitamos ainda aos leitores que nos auxiliem a identificar restaurantes que mereçam ser avaliados e indicados nesta seção. As indicações podem ser enviadas diretamente ao nosso editor, no e-mail: redacao@revistaadega.com.br

Restaurante dentro do Spa do Vinho é excelente opção para um jantar após visita às vinícolas

Nesta edição, inauguramos esta nova seção de avaliação de restaurantes com um dos grandes destaques do berço dos vinhos de qualidade no Brasil. Trata-se do Leopoldina, localizado nas instalações do Spa do Vinho, em Bento Gonçalves.

Comandado pelo chef Fábio Lima, o Leopoldina representa, sem dúvida, uma bem vinda novidade na gastronomia da região, com sua culinária contemporânea com influência francoitaliana e leitura brasileira. Um jantar lá vem a ser o encerramento ideal para um dia visitando as vinícolas da região, seguido de algumas horas no Spa Caudalie - única franquia da rede bordalesa na América Latina.

O menu apresenta pratos ecléticos e bem servidos, o ambiente e iluminação são aconchegantes e a música de harpa ao vivo completa o clima diferenciado e elegante. Isto sem contar a bela vista de vinhedos que o cercam.

#Q#
Avaliação

1. Carta de Vinhos (35%) - NOTA: 3,5 A carta apresenta excelente variedade de vinhos brasileiros e surpreende por comportar vinhos de outras regiões do País e também do mundo, com jóias do calibre do Vega Sicilia Único. Esta variedade permite a fácil harmonização do menu com vinhos nacionais ou importados. A carta é muito bem organizada, mas um ponto de melhoria seria seu encadernamento.

2. Atendimento e aconselhamento (20%) NOTA: 3,5 A equipe é bastante motivada a apresentar os bons vinhos das vinícolas da região.

3. Serviço (20%) - NOTA: 3

4. Taças (10%) - NOTA: 3

5. Taxa de Rolha (5%) - NOTA: 4,5 Você pode levar seu vinho pagando a extremamente acessível taxa de rolha de R$ 10 (dez reais).

6. Conservação (10%) - NOTA:5 Belíssima adega climatizada que faz bem aos vinhos e aos olhos, com espantosa capacidade para 40 mil garrafas.

NOTA FINAL*: 3,55

Restaurante Leopoldina Hotel e Spa do Vinho Rod. RS 444, KM 21 Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves RS Brasil 0 (xx) 54 2102-7200 reservas@spadovinho.com.br www.spadovinho.com.br

*A nota final (0 a 5) é dada por média ponderada das notas de cada quesito

Christian Burgos

Publicado em 10 de Agosto de 2009 às 11:09


Carta De Vinho

Artigo publicado nesta revista