• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • A América, 10 anos depois

    As mudanças no vinho latino-americano de 2005 até hoje

    por Por Patricio Tapia

    As coisas mudaram. E rápido. Há 10 anos, quando ADEGA lançou sua primeira edição, o vinho na América Latina ia por um caminho muito diferente do que hoje transita. Ainda que já falasse de vinhos mais frescos, com menos madeira, menos sobrematuração e menos carregados, a verdade é que tudo estava na teoria. Os enólogos sabiam que teriam que fazer algo a respeito, mas os críticos e o consumidor diziam o contrário.

    Além disso, falar em vinificar em ânforas de barro, ou de produções de vinhos naturais, ou tintos feitos de Criolla ou País, eram assuntos de ficção científica. De fato, até pouco tempo atrás, dizer que a País era uma oportunidade no Chile provocaria risos nos experts. Eu, por exemplo, nunca havia pensado, há 10 anos, que poderia haver tantos bons tintos, tão refrescantes como os que hoje são feitos com Criolla na Argentina ou País no Chile. Sem ir mais adiante, se alguém tivesse dito que a Concha y Toro ia lançar um País em sua prestigiosa marca Marqués de Casa Concha, teria dito que estavam loucos.

    Falar de single vineyard há 10 anos era um tema escaldante. Há uma década, já era um fato que tudo se dirigia ao vinhedo. Já não mais enólogos de avental branco, fazendo vinhos em laboratório. Tudo era na vinha, tudo se focava em cultivar a melhor uva possível. Nesses anos, a frase que se usava era (e segue sendo): “Pode-se fazer um grande vinho com grande uva, mas não se pode fazer um grande vinho com uva medíocre”. Há 10 anos, plantava-se a semente para o que ocorreria só pouco tempo depois, o que ocorre hoje.

    A forma com que os produtores latino-americanos veem o vinho mudou radicalmente. E essa mudança é a que temos visto através das páginas de ADEGA. Nascida no momento exato, não há dúvida que fazer jornalismo de vinho nesta década foi, de longe, uma tarefa divertidíssima: notícias por todos os lados, muitos vinhos novos e muitos experimentos.

    Em meio a isso, no ano 2012, o guia que edito há 16 anos, Descorchados, associou-se com ADEGA para conquistar o mercado brasileiro. Ainda que este guia já fosse reconhecido pelo trade no Brasil, sem dúvida que esta parceria ajudou muito para que Descorchados penetrasse ainda mais. Hoje cremos que somos a grande referência em vinhos latino-americanos no mercado brasileiro. Nossa feira todos os anos e a quantidade de gente que a visita são uma boa prova.

    Temos, ADEGA e Descorchados, muitos planos para o futuro, que logo diremos. No momento, um grande brinde pelos 10 anos dessa revista, até onde sei, a única publicação de vinhos internacionais no Brasil... ou, pelo menos, a única que leio.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoChileConcha y Torovinhos naturaisPaísCriollasingle vineyardlatino-americano

    Notícias relacionadas

    terroir

    Como o vinho se tornou símbolo de identidade e poder cultural

    Estudos destacam benefícios em consumo moderado

    Como o vinho pode prevenir doenças em mulheres

    Como abrir champanhe com estilo e segurança - Marcelo Copello

    Dicas para realizar a sabragem com sucesso em casa

    O que, realmente, diz a pesquisa em que ela se baseia?

    Vinho previne ou causa câncer? Entenda o que dizem os cientistas

    Christian Burgos recebe o Troféus Vitis do Presidente da ABE Ricardo Morari - (c)Jeferson Soldi

    Que honra! Troféu Vitis mais uma vez para nossa casa

    Divulgação

    A história dos Vin de Paille, feitos de uvas ressecadas

    Divulgação

    Os melhores espumantes em lata disponíveis no Brasil

    Divlgação

    As melhores safras de Champagne nos últimos 33 anos

    Imagem A culpa é do grego

    A culpa é do grego

    Imagem Brasil: o país do vinho

    Brasil: o país do vinho

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    A embalagem mais leve ajuda a preservar o meio\u002Dambiente
    1

    A embalagem mais leve ajuda a preservar o meio-ambiente

    Na véspera da colheita, tempestade de granizo atinge vinhedos na Espanha
    2

    Na véspera da colheita, tempestade de granizo atinge vinhedos na Espanha

    Daniel Salvador é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia
    3

    Daniel Salvador é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha
    4

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha

    Vinhos de Rioja serão os oficiais da Presidência espanhola na UE
    5

    Vinhos de Rioja serão os oficiais da Presidência espanhola na UE

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group